logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Exposição ‘Cores e Ritmos’ no Mupa é prorrogada e celebra mestres da cultura popular alagoana

COMPARTILHE

A exposição individual "Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro", de Persivaldo Figueirôa, recebeu uma extensão em sua temporada, agora disponível para visitação até o dia 10 de julho. Este evento cultural acontece no Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto (Mupa), em Maceió, e é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não tiveram o prazer de aprecia-lo. A entrada é gratuita e o museu está aberto ao público em horários específicos: às segundas-feiras, das 9h às 14h; de terça a quinta, das 9h às 16h; e nas sextas-feiras, das 9h às 14h.

A mostra, que conta com o apoio da Lei Aldir Blanc do Governo Federal e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), homenageia mestres e mestras da cultura popular alagoana, celebrando folguedos e as ricas tradições locais. Os visitantes poderão se encantar com esculturas elaboradas por meio de técnicas de papietagem e papel machê, que são adornadas com fitas, rendas, cordões e lantejoulas. Esses elementos visuais traduzem vividamente a estética do universo cultural popular.

Entre os homenageados, destacam-se personalidades como Dona Hilda do Coco, Nelson da Rabeca e Achiles Escobar, além de ícones de variados folguedos. Um aspecto inovador da exposição é seu compromisso com a acessibilidade: textos em braille e a possibilidade de manuseio de algumas peças promovem uma experiência sensorial rica, permitindo que o público interaja com as diferentes texturas das esculturas.

Dentre as atividades que fazem parte deste projeto, Persivaldo conduziu oficinas com alunos da rede pública e da Escola Ciro Acioli. Os trabalhos criados pelos estudantes também estão expostos, acrescentando um diálogo importante entre arte, tradição e formação cultural.

"Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro" é uma chamada aberta a escolas, a entusiastas de arte e cultura popular, e ao público em geral, para explorar o imaginário alagoano. Cartelas informativas enriquecem a visita, proporcionando contexto sobre as manifestações culturais e os mestres que estão sendo homenageados.

Persivaldo Figueirôa, o artista por trás da mostra, é conhecido por sua capacidade de combinar elementos figurativos com aspectos do cotidiano, da religiosidade e do folclore nordestino. Além de suas pinturas, ele cria esculturas em diversos materiais e é autor de murais de grandes dimensões que adornam várias localidades de Alagoas, como o viaduto de Rio Largo e a Praia do Francês. Sua trajetória artística começou com uma exposição individual em 1995 e desde então, ele tem participado de diversas mostras e iniciativas culturais, incluindo a renomada Bienal Naïfs do Brasil.

Para visitação:

Exposição: Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro
Data: Até 10 de julho de 2025
Local: Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto (Mupa)
Endereço: Praça dos Martírios, 517 – Farol, Maceió – AL
Horários de Visitação:

  • Segunda-feira: 9h às 14h
  • Terça a quinta: 9h às 16h
  • Sexta-feira: 9h às 14h
    Entrada: Gratuita
    Acessibilidade: Inclusão de textos em Braille e esculturas táteis.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade