Brasília se prepara para um evento esportivo inovador e histórico com a realização dos Jogos da Juventude CAIXA 2025, que promete marcar a inclusão de esportes eletrônicos no programa. Comemora-se no Distrito Federal, no dia 27 de junho, o Dia do Esporte Eletrônico, e este ano a celebração ganha um significado especial com a estreia dos e-sports, especificamente o remo virtual. Este esporte combina a tradição do remo com a modernidade dos ambientes virtuais, onde os atletas utilizam remos ergométricos sincronizados com plataformas digitais para competir em ambientes simulados.
Nos Jogos da Juventude, o remo virtual será um destaque ao acontecer ao longo de três dias. Ele contará com uma primeira fase eliminatória e, posteriormente, as finais, realizadas nos dois últimos dias. As competições serão divididas nas categorias masculina, feminina e mista, com eventos de 1000m individual para homens e mulheres, e 1000m em duplas mistas, cada integrante remando 500 metros. Os atletas que participarão serão selecionados por federações estaduais, seguindo o padrão das outras 19 modalidades presentes no evento.
Werner Günther Höher, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Remo, celebra a oportunidade de trazer os jogos virtuais para mais perto do público jovem, a fim de fomentar o interesse desde a base até o alto desempenho. “Planejamos um formato diferenciado para aumentar a visibilidade do esporte”, afirmou, destacando ainda que isto poderá incentivar outros estados a integrarem a modalidade.
Brasília, contando com uma área específica para jogos eletrônicos, destaca-se pela inovação e pela capacidade de sediar importantes eventos esportivos. Os Jogos da Juventude, que retornam à sua cidade inaugural, ocuparão o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que será o coração do evento, com estrutura para acomodar o comitê organizador, áreas de convivência, dentre outras funcionalidades.
Segundo Daniel Santiago, Gerente dos Jogos, a equipe está empenhada em proporcionar uma experiência inesquecível para os mais de 4.500 atletas esperados, celebrando a adição inédita do remo virtual. Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do DF, reforça o papel de Brasília como um centro esportivo de referência, destacando que o evento visa ir além das competições, promovendo intercâmbio cultural e educacional entre os jovens participantes.
A magnitude da organização inclui mais de 40.000 diárias de hospedagem, 70.000 refeições e uma logística robusta com 13 caminhões de material. Sustentabilidade e saúde mental também ganharão destaque, integrando ações educativas e suporte especializado. O Programa Transforma capacitará professores locais, promovendo os Valores Olímpicos, enquanto crianças da rede pública participarão de atividades no Centro de Convivência.
Os Jogos contarão com cerca de 400 voluntários, fundamentais para o sucesso do evento, responsáveis por diversas atividades desde credenciamento até suporte nas competições. Interessados têm até 30 de junho para se inscrever.
O evento representa, portanto, um marco na história dos esportes eletrônicos no Brasil, chamando atenção não apenas para a competição, mas para uma experiência esportiva abrangente que valoriza a inclusão, educação e a troca cultural entre milhares de jovens de todo o país.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: 🎮 Dia do Esporte Eletrônico no DF: Jogos da Juventude CAIXA 2025 destacam a estreia do remo virtual no programa esportivo! 🛶 Pela primeira vez, Brasília celebra os e-sports, com competições agitando de 10 a 25 de setembro. O evento, que destaca a tecnologia no esporte, contará com diversas atividades culturais e educacionais, além de ações de sustentabilidade. Inscrições para o Programa de Voluntários até 30 de junho. Fonte da foto: Secretaria de Esporte e Lazer do DF. #JogosDaJuventude #RemoVirtual #EsporteEletrônico