Com a chegada do inverno, marcada na última sexta-feira (20), o setor de alimentação fora do lar vive um momento promissor diante das mudanças nos hábitos dos consumidores. Com as temperaturas em queda, muitos clientes buscam pratos quentes e ambientes acolhedores, abrindo novas oportunidades para os estabelecimentos que se adaptam a essa demanda.
Na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, por exemplo, o restaurante Nonno Mio, famoso por sua gastronomia italiana e com 43 anos de tradição, já percebe um aumento no fluxo de clientes. O proprietário Felipe Andreis conta que a equipe do restaurante foi ampliada em 25% para atender ao maior número de visitantes, especialmente com o influxo de turistas que a região atrai nesta época do ano. Ele destaca que o faturamento durante o inverno pode crescer até 60%, especialmente após eventos como o Dia dos Namorados e o feriado de Corpus Christi, que já aumentam a circulação de clientes.
Além disso, o Nonno Mio busca dinamizar seu cardápio com parcerias que trazem produtos diferenciados para os clientes. A criação de promoções, como oferecer uma cerveja extra ao comprar três, são estratégias comuns na temporada. O consumo de vinhos, especialmente, vê um aumento significativa, chegando a triplicar durante esses meses frios.
Em outro cenário, o restaurante Donna Pinha, situado em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, também se prepara para uma temporada aquecida. A chef e proprietária Anouk Migotto explica que a baixa temperatura é um grande impulsionador para os negócios. Para maximizar a experiência do cliente, a equipe é duplicada e pratos sazonais, como fondue, são adicionados ao menu. A inclusão de aquecedores e cobertores para os clientes é uma das estratégias utilizadas para criar um ambiente mais aconchegante, elevando as expectativas de crescimento no faturamento em pelo menos 20%.
Além das oportunidades, o inverno pode servir como um alívio em relação aos desafios de repassar preços para os consumidores, em um cenário de inflação no setor. José Eduardo Camargo, da Abrasel, ressalta que os bares e restaurantes têm encontrado um equilíbrio ao ajustar seus preços, tendo em vista a disposição dos clientes em pagar mais, o que sugere um clima de otimismo no segmento.
Essas mudanças e adaptações demonstram como a indústria alimentícia pode se beneficiar das variações sazonais, transformando o que pode parecer um desafio em uma chance de crescimento e inovação para atrair e fidelizar um público cada vez mais exigente.
Com informações e fotos da Abrasel/BR