logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sesau realiza oficina sobre novos indicadores de qualidade na Atenção Primária em Saúde.

COMPARTILHE

No dia 5 de junho de 2025, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) promoveu uma oficina voltada para a apresentação e discussão dos Novos Indicadores de Qualidade da Atenção Primária. O evento, realizado na Escola Técnica Valéria Hora, localizada no coração de Maceió, contou com a presença de técnicos especializados da Coordenação Geral de Atenção Primária (CGAP), gerentes dos Distritos Sanitários, além de representantes das áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital alagoana, da Coordenação de Saúde Bucal e da plataforma e-SUS.

O principal objetivo do encontro foi propiciar um alinhamento entre as equipes sobre as recentes modificações nos indicadores que desempenham um papel fundamental no financiamento, planejamento e avaliação dos serviços de saúde oferecidos à população. Essas mudanças fazem parte da nova metodologia de cofinanciamento federal para a Atenção Primária em Saúde (APS), que foi instituída em 2024 e tem como um de seus pilares o componente de qualidade.

Durante a oficina, foram apresentados 15 novos parâmetros, que foram organizados em três blocos distintos: Equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), Equipes Multiprofissionais (eMulti) e Equipes de Saúde Bucal (eSB). A enfermeira Yasmin Santos, apoiadora técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau, enfatizou a relevância dessa capacitação, afirmando que ela é crucial para que os profissionais da saúde estejam devidamente preparados para implementar as ferramentas de avaliação de forma eficaz. Ela ressaltou que essa preparação contribuirá para que o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Primária se torne cada vez mais resolutivo e pautado em um atendimento humanizado.

Yasmin também mencionou que esse treinamento foi solicitado pela Coordenação Geral de Atenção Primária de Maceió e que é parte de um ciclo de capacitações que ocorrerá. O foco está na formação de multiplicadores nos territórios, com o objetivo de aperfeiçoar a coleta de dados, o monitoramento contínuo e o alcance das metas estabelecidas. Assim que a portaria referente aos componentes de qualidade for publicada, a Sesau planeja realizar capacitações abrangentes em todos os municípios, com este primeiro encontro servido como um termômetro para futuras iniciativas de formação.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade