Curso de Qualificação em Atenção Básica para Enfermeiros em Alagoas
Iniciou-se nesta quinta-feira (29) mais uma edição do curso de qualificação para enfermeiros na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Com duração até sábado (31) e carga horária intensa de 8h às 18h, a formação é realizada em parceria com a Secretaria da Primeira Infância (Secria) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O curso, intitulado “AIDPI NEO AL – Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância”, ocorre mensalmente desde janeiro de 2024 e tem previsão para concluir em agosto de 2025. A cada edição, 40 enfermeiros de 102 municípios alagoanos são capacitados no cuidado neonatal, considerando o perfil epidemiológico do estado. As inscrições são geridas pela Secria e Sesau, e a certificação é emitida pela Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal (Proex).
Este programa visa qualificar os profissionais para avaliação e conduta clínica na atenção ao planejamento reprodutivo, gestação e neonatal, com um enfoque integral e acolhedor. A metodologia aplicada segue os princípios da estratégia AIDPI, adaptada à realidade local para fortalecer a atenção primária à saúde e reduzir a morbimortalidade materna e neonatal.
A professora Maria Rosa, responsável pelo curso e tutora do Ministério da Saúde, destaca sua relevância. "O curso destaca as potencialidades da assistência materno-infantil em todo o estado e promove a aprendizagem através de uma abordagem participativa, centrada na discussão de casos clínicos relevantes," explica. Ela também enfatiza o papel da Enfermagem, expressando orgulho em coordenar uma formação dedicada a esses profissionais com o apoio de docentes e monitores da Uncisal.
Além disso, os participantes têm acesso a material complementar, como o e-book gratuito “Cuidados na Assistência Materno-Infantil: Do Planejamento Reprodutivo ao Lactente,” disponível na plataforma COFENPLAY: COFENPLAY.
Com informações e fotos da Uncisal