No dia 23 de maio de 2025, o Hospital da Criança de Alagoas, localizado em Maceió, anunciou a instalação do Serviço de Nasofibrolaringoscopia, um recurso inovador que visa auxiliar no diagnóstico de problemas nas vias aéreas superiores de crianças e adolescentes em todo o estado. O procedimento, que faz parte da especialidade da otorrinolaringologia, utiliza um tubo flexível equipado com uma câmera e uma fonte de luz, permitindo a visualização detalhada do nariz, faringe e laringe dos pequenos pacientes.
Conforme explicou o diretor clínico do hospital, o pediatra Roney Damacena, essa nova abordagem representa um avanço significativo nos cuidados médicos prestados à população infantil. Ele destacou que o procedimento não só será útil para identificar uma gama de condições de saúde, como rinite, sinusite, problemas de voz e a presença de pólipos, mas também deve contribuir para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. “Estamos fazendo um trabalho que impactará de forma positiva a saúde das crianças, facilitando diagnósticos que antes poderiam ser mais complicados”, declarou o gestor da unidade.
A otorrinolaringologista pediátrica Gabriela Barros também enfatizou os benefícios do novo serviço, afirmando que a nasofibrolaringoscopia proporcionará uma avaliação mais precisa das vias aéreas superiores. “Com essa inovação, passamos a ter mais recursos para identificar doenças como hipertrofia adenoideana, hipertrofia amigdaliana e laringomalácia”, comentou.
Um exemplo do impacto positivo desse serviço foi a experiência da paciente Laura Gabriela Santos, uma criança de nove anos que foi submetida ao exame como uma das primeiras beneficiadas. Sua mãe, Maria Cicera dos Santos, expressou gratidão ao relatar que, apesar da apreensão inicial, a equipe do hospital foi acolhedora e esclarecedora. “Vimos a necessidade de realizar o exame porque minha filha precisa de uma cirurgia, e, por sorte, conseguimos acesso a este procedimento aqui, ao contrário do que acontece na nossa cidade, onde o exame é cobrado.” Essa experiência ilustra a importância de se ampliar o acesso a serviços de saúde adequados.
Para realizar o exame, é necessário que os responsáveis obtenham um encaminhamento médico e façam a marcação pelo Sistema de Regulação, que pode ocorrer através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Secretarias Municipais de Saúde (SMS) ou de outros hospitais que atendam a criança. Com essa iniciativa, o Hospital da Criança de Alagoas se posiciona como um centro importante para o diagnóstico e tratamento de condições que afetam as vias aéreas de seus pequenos pacientes.
Com informações e fotos da Sesau/AL