O prefeito de Palestina, Jaime do Mercado, participou nesta quarta-feira (21) da arena sobre Reforma Tributária, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento reuniu gestores municipais de todo o Brasil.
Durante a discussão, especialistas abordaram os principais aspectos do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e alertaram sobre o atraso na escolha dos representantes municipais para o Conselho Gestor do IBS (CGIBS). As mudanças na estrutura tributária são essenciais para os prefeitos, que estão atentos aos impactos nas finanças locais.
A CNM destacou que a nova matriz tributária, que transfere a arrecadação do princípio da origem para o de destino, é uma conquista significativa para o movimento municipalista, promovendo uma distribuição mais justa dos tributos. O painel também discutiu o seguro-receita para os municípios e os desafios do processo eleitoral que definirá a representação municipal no CGIBS.
Jaime do Mercado, representando Alagoas, está engajado nos debates que moldam a gestão municipal, buscando assegurar os interesses dos municípios alagoanos na nova estrutura tributária do país. A participação de prefeitos alagoanos na Marcha reforça o compromisso do estado com a pauta municipalista e a construção de um sistema tributário mais equitativo e eficiente para todos os entes federativos.