logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Circuito de Contação de Histórias leva cultura popular às escolas públicas de Piaçabuçu em abril.

COMPARTILHE

Durante o mês de abril, as escolas públicas da zona rural e urbana de Piaçabuçu, localizadas no Litoral Sul de Alagoas, foram contempladas com o Circuito de Contação de Histórias, protagonizado pela artista e contadora Linete Matias. Essa iniciativa, financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e operacionalizada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), tem como propósito enaltecer a tradição oral e a cultura popular nas comunidades alagoanas.

O objetivo principal do circuito é valorizar os saberes tradicionais, incentivar a imaginação e o desenvolvimento emocional das crianças, além de fortalecer a identidade cultural local e motivar as novas gerações de artistas e contadores de histórias. Com a expectativa de alcançar mais de 500 estudantes, o projeto busca conectar o passado, o presente e o futuro por meio da oralidade.

Idealizado por Linete Matias, o projeto percorre diferentes escolas do município com um repertório de narrativas tradicionais, fruto de mais de duas décadas de pesquisa e interpretação por parte da contadora. Com participações em projetos renomados como o Arte da Palavra, do Sesc, Linete compartilha com as crianças e jovens os saberes transmitidos por meio da oralidade ao longo das gerações.

As apresentações do Circuito de Contação de Histórias ocorrem sempre às quartas-feiras. No dia 16 de abril, o circuito teve início na Escola Municipal Profº Uilson, no Bairro Brasília, pela manhã, e seguiu para o Povoado Retiro, à tarde. Já no dia 23, as atividades ocorreram no Povoado Penedinho pela manhã e no Povoado Sudene à tarde. Encerrando as atividades do mês, no dia 30 de abril, os estudantes dos povoados Peba e Potengy receberam a ação cultural, respectivamente.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, ressaltou a importância da iniciativa, destacando que a tradição oral é uma das riquezas mais profundas da cultura local. Ela enfatizou o encanto e a preservação da memória coletiva proporcionados por projetos como esse. Mellina expressou sua alegria em apoiar uma ação tão significativa, que leva cultura, afeto e identidade às escolas de Piaçabuçu.

Além disso, as atividades do circuito contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Piaçabuçu. A programação completa do evento foi divulgada, com todas as datas e locais das apresentações, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciarem a magia das histórias contadas por Linete Matias.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade