O projeto Pequenos Escritores, criado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), será uma das principais atrações da programação da Festa Literária de Penedo 2025. A iniciativa tem como propósito incentivar e aprimorar a habilidade de escrita dos alunos do ensino fundamental, estimulando-os a produzir textos e ilustrações.
Na próxima sexta-feira (11), os estudantes das escolas públicas Douglas Apratto, Santo Antônio e Teotônio Ribeiro irão apresentar suas criações em três diferentes gêneros textuais: fábulas, receitas e poemas. O evento está marcado para acontecer no Theatro Sete de Setembro, às 9h30.
De acordo com Crismélia Temóteo, assessora pedagógica da SEMED, por meio de atividades lúdicas e textos trabalhados em sala de aula, os alunos conseguem desenvolver suas competências de leitura e escrita. Além disso, ao apresentarem suas produções na FliPenedo, eles também incentivam outras crianças a se interessarem pela escrita.
Outro ponto de destaque na 4ª edição da FliPenedo é a exibição de um documentário em homenagem ao Centenário de nascimento do professor, escritor e historiador penedense Ernani Méro, produzido por estudantes e professores da Escola Estadual Professor Ernani Mero. O filme poderá ser conferido pelo público na sexta-feira (11), às 14h, no Cine Penedo, com entrada gratuita.
Além disso, a programação da FliPenedo conta com uma variedade de atividades, como oficinas, bate-papos, mesas-redondas, contação de histórias e lançamentos de livros. Neste ano, o evento prestará homenagens ao cineasta Cacá Diegues e ao jurista e escritor Paulo Lobo, ambos alagoanos.
Para participar das oficinas e demais atividades, os interessados podem se inscrever através do site oficial do evento: https://pene.do/flipenedo.
Por Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUREC.
Foto Arquivo FliPenedo.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo