logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos quase dobra em Alagoas em 2024

COMPARTILHE

No ano passado, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou dez ações de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em diversos municípios do estado, incluindo o Agreste, Zona da Mata e litorais Sul e Norte. Nessas ações, foram recebidas um total de 16.673 unidades de embalagens vazias, um aumento significativo em comparação ao ano anterior, que registrou o recebimento de 8.368 recipientes, representando um crescimento de 99.24%.

As ações itinerantes de recebimento contaram com a participação de mais de 100 produtores rurais, contribuindo para a coleta de 9.375 quilos de plástico e 3.072 quilos de papelão, que deixaram de ser descartados de forma irregular no meio ambiente. O município de Coruripe foi destaque, com mais de 9.700 embalagens entregues em duas ações, seguido por Arapiraca, com 3.425 embalagens, e São Sebastião, com 1.791 embalagens.

Todo o material recebido foi encaminhado para a central de recebimento de embalagens de agrotóxicos, garantindo assim uma destinação final correta e apropriada. Essa iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Adeal, ADRAAL (Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas), InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), secretarias municipais de Agricultura, lojas de revendas e instituições do setor agrícola, como a Asprovac, além dos próprios produtores rurais.

Paulo Melo, chefe do Núcleo de Agrotóxicos da Adeal, destacou a importância da colaboração de todas as entidades envolvidas, que possibilitou o significativo aumento no quantitativo de embalagens recebidas no ano passado. Todo o material coletado foi encaminhado para o devido descarte, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e a saúde da população.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade