Jubileu 2025: Peregrinação ao Santuário e Anúncio dos Novos Ministros da Catequese
No Quarto Domingo da Quaresma, 30 de março, cerca de 400 catequistas e convidados participaram de uma peregrinação ao Santuário da Virgem dos Pobres, em Maceió, como parte das celebrações do Jubileu 2025. O evento, repleto de orações e louvores, incluiu a realização do Segundo Escrutínio para 87 catecúmenos, preparando-os para o Batismo na Vigília Pascal em 19 de abril.
A cerimônia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Beto Breis, destacou a importância da Catequese como um caminho de encontro com Cristo, enfatizando que ser catequista vai além do ensino religioso: “Catequizar é fazer ecoar a Palavra de Deus”, afirmou. Ele também expressou gratidão aos catequistas da Arquidiocese pelo compromisso em disseminar a fé.
A peregrinação contou com a presença de caravanas de diferentes comunidades, que, ao subir ao Santuário, manifestaram a unidade dos fiéis ao entoar o hino do Jubileu e erguer bandeiras das doze foranias da arquidiocese. Durante o evento, foram apresentados 15 candidatos ao Ministério da Catequese, que serão oficialmente instituídos no Dia do Catequista, em 24 de agosto, durante a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres.
Até o momento, oito foranias já indicaram seus representantes, seguindo os critérios da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os catequistas escolhidos incluem:
- Maria José Brito Santos (Forania Nossa Senhora das Dores)
- Ana Paula Soares Ferri (Forania Nossa Senhora Auxiliadora)
- Cláudia Maria Sales Alvim (Forania Virgem dos Pobres)
- Luiz Gustavo (Forania Nossa Senhora dos Prazeres)
- Silvânia Maria da Silva (Forania Nossa Senhora da Conceição)
- Nívia Cristina de Oliveira (Forania Santa Luzia de Siracusa)
- Márcia Cristina de Oliveira (Forania Nossa Senhora do Carmo)
- Margarida Maria Cavalcante (Forania Santa Maria Madalena)
Além dos catequistas, sete membros da Comissão Arquidiocesana de Catequese também foram indicados para receber o ministério.
A coordenadora da Comissão, Irmã Cristine dos Santos, destacou a relevância da peregrinação: “Este evento é um testemunho da grandeza de Deus e do nosso compromisso com o Evangelho.” Ao final, o hino do Jubileu ecoou, reafirmando o compromisso de seguir em peregrinação com “corações ardentes e pés a caminho”.
Com informações e fotos da Arquidiocese de Maceió