logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto Samu nas Escolas inicia atividades de 2025 com foco em cidadania e primeiros socorros

COMPARTILHE

O Projeto Samu nas Escolas iniciou suas atividades em 2025 com o objetivo de promover a conscientização sobre cidadania e primeiros socorros entre os estudantes do ensino fundamental e médio. Neste ano, as ações do projeto foram iniciadas na Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos, localizada no bairro do Poço, em Maceió, em uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As atividades do Projeto Samu nas Escolas acontecerão todas as sextas-feiras, em escolas públicas e privadas previamente agendadas, até o fim do semestre. Através de atividades lúdicas, conduzidas por acadêmicos de medicina e enfermagem, os estudantes serão conscientizados sobre os malefícios dos trotes ao serviço de urgência e ensinarão noções básicas de primeiros socorros. Temas como engasgos, queimaduras, desmaios, choque elétrico, hemorragias, fraturas e os perigos das ligações falsas ao Samu serão abordados.

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância do projeto como um exercício de cidadania e responsabilidade nas crianças e adolescentes. Além disso, o projeto é uma ação humanizada que fortalece o trabalho dos socorristas, pois os alunos multiplicam o conhecimento em casa. A diretora da escola, Maria Conceição Fernandes, destacou a importância do projeto para ensinar cidadania e preparar os alunos para agir em situações que podem salvar vidas.

Durante as atividades, as crianças aprenderam como agir em casos de emergência, como desengasgar um colega, como lidar com queimaduras, desmaios e outros incidentes. Ao final das apresentações, as crianças puderam visitar uma ambulância do Samu, conhecendo de perto como funciona o atendimento pré-hospitalar.

Para agendar uma visita do Projeto Samu nas Escolas, as escolas interessadas devem enviar um e-mail para ssosamumaceio@gmail.com, fornecendo informações como o público-alvo, a idade dos alunos, a quantidade de estudantes, o endereço completo e o nome de um responsável para contato posterior. Essa iniciativa visa ensinar os estudantes a agirem de forma consciente e responsável em situações de emergência, promovendo assim a segurança e o bem-estar de todos.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade