Representantes do Acre e do Japão realizaram uma visita ao estado de Alagoas no dia 01 de abril de 2025, com o objetivo de conhecer de perto os programas AVC Dá Sinais e Bate Coração, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As comitivas tiveram a oportunidade de visitar diversos locais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, a Central Estadual de Regulação de Leitos, além dos Hospitais Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Coração Alagoano, todos localizados em Maceió.
Durante a visita, os visitantes puderam acompanhar o funcionamento das equipes responsáveis pelos programas e compreender de que forma as estratégias adotadas em Alagoas poderiam ser replicadas em seus respectivos países. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimento e enfatizou que a troca de experiências pode contribuir significativamente para a melhoria dos atendimentos e dos treinamentos dos profissionais de saúde.
Alagoas se destacou como pioneiro no país na criação de uma rede de cuidados exclusiva para o tratamento de pacientes com AVC, também conhecido como derrame. O Programa AVC Dá Sinais, criado em 2021, já beneficiou milhares de alagoanos através de um aplicativo de telemedicina que agiliza o diagnóstico desses casos. Já o programa Bate Coração, criado em 2024, tem como objetivo reduzir o tempo de resposta e otimizar o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
As delegações do Acre e do Japão elogiaram os resultados obtidos pelos programas alagoanos e buscaram formas de adaptar essas estratégias à realidade de seus próprios países. A coordenadora da Rede de Urgência do Estado do Acre, Lúcia Fátima de Carlos, expressou sua satisfação com o intercâmbio realizado em Alagoas, destacando a referência que o estado se tornou em experiências bem-sucedidas e no princípio de equidade no atendimento à população.
Com informações e fotos da Sesau/AL