logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Negros ocupando cargos do Executivo: origem popular e alta qualificação são destacadas

COMPARTILHE

Negros em cargos do Executivo têm origem popular e alta qualificação

A presença de negros em cargos de destaque do Poder Executivo no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ethos em parceria com a Orquestra Brasileira da Igualdade e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), os profissionais negros ocupantes desses cargos possuem uma origem popular e, em sua maioria, são altamente qualificados.

Segundo a pesquisa, 74% dos negros que ocupam cargos de direção, gerência e coordenação no Executivo federal e estadual vieram de famílias de classe média ou baixa. Isso evidencia uma realidade que destoa do perfil tradicional dessas posições, que historicamente foram ocupadas por pessoas brancas e de classes mais privilegiadas.

Além disso, o estudo apontou que 82% dos profissionais negros em cargos de destaque possuem formação acadêmica, sendo que 44% possuem pelo menos uma pós-graduação. Esses dados contradizem a ideia de que a população negra no Brasil é menos qualificada e sub-representada em posições de liderança.

A pesquisa também revelou que a ascensão profissional dos negros no Executivo vem sendo impulsionada por programas de incentivo à diversidade e inclusão racial nas organizações, políticas afirmativas e ações afirmativas implementadas pelo Estado. A participação ativa desses profissionais em redes de apoio e fortalecimento mútuo também tem sido um fator determinante para o aumento de sua representatividade em cargos de poder.

No entanto, apesar dos avanços conquistados, ainda há uma série de desafios a serem enfrentados para garantir a equidade racial no ambiente corporativo. A luta contra o racismo estrutural, a promoção da igualdade de oportunidades e o combate à discriminação ainda são pautas urgentes que demandam a atenção do poder público e da sociedade como um todo.

Portanto, a valorização da diversidade e a promoção da inclusão racial nas instituições são fundamentais para a construção de um país mais justo e igualitário, onde todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, independente de sua raça ou origem social.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade