Agricultores e agricultoras familiares de todos os municípios têm até 20 de março para submeter propostas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). As inscrições são feitas pelo sistema PAANet, disponível no site da Conab.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia essa iniciativa e destaca a importância da participação dos agricultores familiares na produção de alimentos para entidades socioassistenciais. É crucial que os gestores estejam atentos ao prazo, à documentação necessária e aos critérios de pontuação estabelecidos na Resolução GGPAA 17/2025.
Os projetos agroecológicos, orgânicos e as propostas que valorizem a participação de mulheres rurais, povos indígenas, comunidades quilombolas e juventude rural terão prioridade. A CDS tem como objetivo fomentar a agricultura familiar e fortalecer a economia local, destinando alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de espaços de segurança alimentar, como restaurantes populares e cozinhas solidárias.
Fonte: Agência CNM de Notícias