logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Flávio Saraiva participa da 94ª Reunião do Consesp sobre segurança pública no Distrito Federal.

COMPARTILHE

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, Brasília foi o palco da 94ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), um encontro de grande relevância que reuniu representantes de todos os estados brasileiros. O evento, realizado na Residência Oficial de Águas Claras, teve como foco principal a discussão de políticas públicas voltadas para a segurança e o fortalecimento das ações conjuntas entre as forças de segurança em todo o país.

O secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, destacou a importância das discussões ocorridas durante o encontro, ressaltando a necessidade de padronizar indicadores de crimes violentos, o que permitirá uma análise mais precisa e robusta dos dados relacionados à segurança pública. As propostas legislativas discutidas visam, entre outros aspectos, fortalecer a atuação das forças de segurança e otimizar a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Flávio Saraiva enfatizou que os estados estão intensamente comprometidos em desenvolver políticas que melhorem a segurança. Ele mencionou que em Alagoas, há um esforço contínuo para capacitar profissionais, proporcionar melhorias na qualidade de vida dos agentes e realizar investimentos significativos na aquisição de equipamentos. O secretário destacou que o estado se notabilizou pelas exitosas compras feitas por meio de licitações internacionais, o que resultará no recebimento de novos armamentos e equipamentos de segurança, como pistolas e escudos, além de outros aparatos menos letais.

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do Consesp, também participou das discussões e ressaltou a importância do diálogo entre as diferentes esferas governamentais para aprimorar o sistema de segurança pública no Brasil, um país que, com sua vasta extensão territorial e diversidade de realidades, demanda uma abordagem integrada e eficiente.

Outro destaque do encontro foi a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, que trouxe à tona a significativa execução de verbas do FNSP, com um investimento estimado em aproximadamente R$ 1,2 bilhão apenas em 2024. Sarrubbo fez questão de ressaltar que tal conquista é resultado do trabalho coletivo, não apenas do governo federal, mas das diversas unidades da federação, que se uniram para garantir que os recursos chegassem efetivamente às bases, transformando-se em ações concretas em prol da segurança pública.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade