logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Militares do Ronda no Bairro recebem treinamento em primeiros socorros e combate a incêndios

COMPARTILHE

Na última sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, os novos integrantes do programa Ronda no Bairro passaram por uma capacitação no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), com o intuito de aprimorar suas habilidades e conhecimentos antes de entrarem em ação nas ruas de Maceió. O treinamento foi realizado no Quartel do Comando-Geral, localizado no bairro Trapiche da Barra.

O programa Ronda no Bairro tem como objetivo principal aumentar a segurança em áreas comerciais e com grande circulação de pessoas, beneficiando não apenas os moradores, mas também comerciantes e turistas. Enfatizando uma abordagem social e comunitária, a iniciativa também se destina a atender a população em situação de vulnerabilidade social. Os efetivos são compostos por um militar da reserva e um da ativa, ambos da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, além de um civil ex-integrante das Forças Armadas.

Os militares participaram de duas semanas intensivas de treinamento, onde aprenderam sobre atendimento pré-hospitalar (APH) e combate a incêndios. Essas habilidades são essenciais para o desempenho de suas funções e para a proteção da população em diversas emergências. Durante a capacitação, a sargento Ana Patrícia destacou a importância do APH, que prepara os agentes para estabilizar vítimas, prevenir complicações e garantir um transporte seguro até as unidades de saúde, mantendo os cuidados necessários.

Os treinamentos também incluíram orientações sobre combate a incêndios, comandadas pelo tenente Cisti e pelo capitão Feliciano. Nessa parte da instrução, os novos agentes aprenderam os procedimentos adequados em situações de incêndio, abordando como agir de forma segura e eficaz, tanto para proteger a vida dos civis quanto a deles próprios.

A capacitação não apenas reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir que os profissionais da segurança pública estejam adequadamente preparados, mas também fortalece a integração entre as instituições. Essa colaboração mútua é vital para manter a qualidade das formações e garantir uma resposta mais efetiva às necessidades da população.

Além disso, a sociedade pode contribuir com a melhoria das condições de atuação do Corpo de Bombeiros por meio da Taxa de Bombeiros, um tributo destinado a financiar a aquisição de equipamentos e a melhoria da estrutura da corporação. Essa taxa deve ser paga pelos proprietários de imóveis em cidades como Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi, contribuindo assim para a proteção e segurança da comunidade. O pagamento é realizado em duas etapas ao longo do ano, oferecendo facilidade ao contribuinte por meio da geração de boletos online.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade