logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Legado feminino em Santana do Ipanema: mãe e filha transformam a política local juntas.

COMPARTILHE

No dia 1º de janeiro de 2005, um marco histórico foi estabelecido em Santana do Ipanema com a posse de Renilde Silva Bulhões Barros, a primeira mulher a assumir a prefeitura do município. Médica obstetra de formação, Renilde simbolizou não apenas uma conquista pessoal, mas a força das mulheres santanenses. Quinze anos se passaram e, em um belo ciclo familiar, sua filha, Christiane Bulhões, também médica, seguiu seus passos e tornou-se prefeita, perpetuando o legado de liderança feminina na cidade. Atualmente, mãe e filha colaboram de maneira sinérgica na missão de transformar a realidade dos santanenses.

A trajetória de Renilde é marcada pelo pioneirismo em diversas frentes: como médica, professora, empreendedora e política. Em um cenário onde até então nenhum prefeito havia conquistado a reeleição no município, Renilde se destacou pela sua gestão eficiente. Sua participação ativa em movimentos municipalistas a levou a ocupar a diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em 2014, avançou ainda mais ao se candidatar ao Senado, onde atuou como suplente do então senador Fernando Collor de Melo. Sua ascensão culminou em 2019, com a sua posse como a terceira mulher a integrar o Senado por Alagoas, após o afastamento de Collor. Em seu discurso na cerimônia, Renilde enfatizou seu compromisso com o povo, destacando sua dedicação em melhorar as condições de vida na região.

Christiane, que já compartilha da especialização em ginecologia e obstetrícia da mãe, sempre acompanhou a atividade política de Renilde, até que em 2016, foi convidada por seu pai, o ex-prefeito Isnaldo Bulhões, a se candidatar como vice-prefeita. Esta decisão surpreendeu Christiane, que hesitou antes de aceitar, mas juntas venceram as eleições e tomaram posse em janeiro de 2017, revitalizando a esperança em uma cidade que passava por momentos de instabilidade e descaso político.

Infelizmente, a cidade enfrentou a perda de Isnaldo Bulhões durante a pandemia da Covid-19, o que trouxe um desafio emocional impressionante para Christiane, que assumiu a prefeitura em um dos períodos mais difíceis de sua vida. Entretanto, conseguiu conquistar a reeleição e tem continuado a implementar mudanças significativas, transformando Santana do Ipanema em um verdadeiro canteiro de obras com um foco especial em atender às necessidades da população, tanto na área urbana quanto na zona rural.

Christiane se inspira em uma rica herança política, com exemplos notáveis em sua família, como seu bisavô Ormindo Barros, seu tio-avô Ulisses Silva e seu tio Henaldo Bulhões, todos ex-prefeitos. O legado familiar se estende também ao seu avô Domício Silva, ex-vereador, e ao tio Geraldo Bulhões, que ocupou o cargo de deputado federal e foi governador de Alagoas. Além disso, ela se orgulha de ser irmã de Isnaldo Bulhões Júnior, que está em seu segundo mandato como deputado federal, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da região.

Hoje, Renilde e Christiane trabalham em conjunto, com Renilde à frente da Secretaria Municipal de Governo e Políticas para Mulheres, buscando construir uma cidade mais justa, igualitária e inovadora, buscando garantir oportunidades para todos os moradores de Santana do Ipanema.

Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade