Cerca de vinte milhões de brasileiros já estão em posse da Carteira de Identidade Nacional, documento que começou a ser emitido pelo governo federal em fevereiro de 2025. A iniciativa faz parte de um projeto que visa unificar os documentos de identificação em todo o país, facilitando a vida dos cidadãos e reduzindo a burocracia para obtenção de serviços públicos.
A Carteira de Identidade Nacional possui um padrão único em todo território nacional, contendo informações como nome completo, data de nascimento, foto, filiação, RG e CPF. Além disso, também é possível incluir outros dados como tipo sanguíneo, condições especiais de saúde, entre outros. Com todas essas informações reunidas em um único documento, a expectativa é de que os processos de identificação se tornem mais eficientes e seguros.
A emissão da Carteira de Identidade Nacional é gratuita e pode ser feita em postos de atendimento espalhados por todo o país. Para obter o documento, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. O prazo para confecção da carteira é de aproximadamente 15 dias úteis.
Além de facilitar a identificação dos cidadãos, a Carteira de Identidade Nacional também traz benefícios para o combate à criminalidade e a prevenção de fraudes. Com um documento mais seguro e com informações mais completas, fica mais difícil para criminosos se passarem por outras pessoas ou cometerem crimes utilizando identidades falsas.
A expectativa do governo é que, até o final do ano, mais de cinquenta milhões de brasileiros tenham a Carteira de Identidade Nacional em mãos. Com isso, o país avança mais um passo rumo à modernização e desburocratização dos serviços públicos, facilitando o dia a dia dos cidadãos e garantindo mais segurança para todos.
Com informações da EBC
Fotos: / EBC













