O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, anunciou planos para a realização de concursos públicos visando preencher vagas tanto para servidores quanto para promotores de Justiça no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Os concursos estão programados para serem realizados no segundo semestre de 2025 e no início de 2026.
A decisão de promover os concursos foi aprovada pelo Colégio de Procuradores durante a terceira reunião do órgão colegiado. Durante o encontro, ficou estabelecido que em breve serão constituídas comissões responsáveis por organizar e conduzir os processos seletivos.
Embora o número exato de vagas disponíveis para os servidores ainda não tenha sido divulgado pelo MPAL, foi adiantado que o certame estará direcionado para o cargo de analista, exigindo formação de nível superior em diversas áreas. Lean Araújo ressaltou que os concursos serão planejados levando em consideração a realidade do Estado e a disponibilidade financeira do Ministério Público. Caso sigam o planejamento estabelecido, o primeiro concurso deve ocorrer no início do segundo semestre de 2025, com as nomeações previstas para o primeiro semestre de 2026.
Além disso, há planos para a realização de um concurso para o cargo de promotor de Justiça. Segundo Araújo, os estudos indicam que o edital para este concurso deverá ser divulgado entre dezembro de 2025 e o início de 2026, com as nomeações dos aprovados previstas até 2027. Os próximos passos incluirão a definição das bancas organizadoras e a divulgação dos editais, contendo informações sobre exigências, número de vagas e fases do certame.
Estas iniciativas visam fortalecer e renovar o quadro de servidores e promotores do MPAL, garantindo um funcionamento eficiente e eficaz da instituição no cumprimento de suas atribuições legais em defesa da sociedade alagoana.