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Projeto de extensão da Ufal beneficia mais de 1.000 alunos com educação para o trânsito

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Um projeto de extensão intitulado “Cidade Educadora e o Trânsito em Questão” beneficiou mais de 1.000 alunos de escolas públicas de Alagoas e de outros estados, promovendo a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro. Coordenado pelo curso de Licenciatura em Geografia na modalidade Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a iniciativa envolveu a realização de ações educativas ao longo de 2024 em diversas cidades polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), visando transformar a concepção de cidade educadora em realidade.

Sob a coordenação da professora Gilcileide Rodrigues da Silva, os alunos envolvidos no projeto realizaram investigações sobre acidentes de trânsito e receberam capacitação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em temas relacionados à segurança de pedestres e ciclistas, além da integração entre saúde e educação no trânsito. As atividades práticas nas escolas, planejadas pelos próprios estudantes, buscaram adaptar o conhecimento adquirido às realidades locais, estimulando assim uma mudança efetiva nas comunidades escolares.

O projeto foi dividido em três etapas, que envolveram desde a análise de estatísticas de acidentes de trânsito até a realização de intervenções educativas nas escolas. Com enfoque interdisciplinar, o projeto proporcionou reflexões e mudanças significativas nas comunidades escolares, evidenciando o impacto positivo que os alunos podem ter na sociedade.

As atividades foram desenvolvidas nos polos da UAB em diferentes cidades, alcançando estudantes de diferentes níveis de ensino. Em Cajueiro, por exemplo, os alunos trabalharam com temáticas voltadas para o aprendizado cotidiano no trânsito, enquanto em Maragogi, a ênfase foi na segurança e na educação cívica. Ao todo, mais de 1.000 estudantes de escolas públicas participaram do projeto, provenientes de diversas regiões e contextos.

A iniciativa, além de fortalecer a formação cidadã, consolidou a extensão universitária como um dos pilares da educação a distância na Ufal. Para os envolvidos, como a estudante Pollyanna de Oliveira Bernardes, a experiência foi enriquecedora, aproximando os alunos da realidade da sala de aula e contribuindo para a conscientização sobre a importância de um trânsito mais seguro para a construção de uma convivência pautada no bem-estar e na segurança.

Com informações e fotos da UFAL

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