logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Avant-premiére marca início da edição de férias do Circuito Cinema Penedo, em Alagoas.

COMPARTILHE

A primeira sessão do filme A Promessa em formato digital marcou a abertura da edição de férias do Circuito Penedo de Cinema. O evento, uma espécie de avant-premiére, ocorreu na noite de domingo, 19, no Cine Penedo, reunindo realizadores e participantes do curta original em Super-8 e da digitalização da película.

O Grupo Mandacaru foi responsável pelo resgate do curta, exibido no Festival de Cinema de Penedo em 1977, liderado por Igor Machado. O trabalho de recuperação e preservação do filme é fundamental para resgatar as várias situações que se relacionam diretamente com Penedo. A Casa Singer e a Toca do Bolinha, importantes empreendimentos comerciais da época, foram mencionados nos créditos como patrocinadores.

As primeiras cenas do filme foram gravadas na maternidade da Santa Casa de Penedo, contando com a participação do médico e ex-prefeito Dr. Dirson Albuquerque, além do enfermeiro Zé Lessa, ambos já falecidos. Outras locações incluíram a capela do Colégio Imaculada, o Hotel São Francisco e o Centro Histórico, com destaque para um menino vendendo jornais na esquina da Associação Comercial.

O relançamento de A Promessa, que também teve locações em Maceió, Igreja Nova e na Praia do Peba, contou com a presença de amigos e parentes de Antônio Jackson Borges. O produtor audiovisual foi responsável pelo resgate dos rolos originais do filme.

Além disso, o cineasta e fotógrafo Celso Brandão marcou presença na avant-premiére, exibindo seus próprios trabalhos, Reflexos e O Penedo. O Festival de Cinema Brasileiro foi resultado das memórias de Brandão, que viveu em Penedo durante a infância.

A exposição de fotos e trechos do filme original em Super-8 ficou em exibição no hall do Cine Penedo, como parte das atrações da edição de férias do Circuito Penedo de Cinema. A mostra estará aberta ao público até o próximo domingo, 26, com uma programação diversificada que inclui a Mostra de Cinema Infantil, o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e o Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Todo o evento conta com o apoio da administração Ronaldo Lopes e da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa. A cidade de Penedo se consolida, assim, como a Cidade Criativa do Cinema, incentivando a produção cinematográfica local.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade