logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Guarda-vidas salvam cinco de afogamento na Praia da Sereia após forte onda

COMPARTILHE

Na manhã do último domingo, dia 19 de janeiro de 2025, cinco pessoas foram resgatadas por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas na Praia do Mirante da Sereia, em Maceió, após um incidente que quase resultou em afogamento. O grupo em questão era composto por quatro adultos e uma criança de apenas 9 anos, todos eles parte da mesma família, que se divertiam em um dos pontos mais belos da costa local.

Enquanto se encontravam próximos aos recifes de coral, o grupo foi tragicamente surpreendido por uma onda de grande intensidade. A força dessa onda lançou as vítimas contra os corais, causando um cenário de risco. Eles acabaram caindo em um canal, o que aumentou consideravelmente as chances de afogamento. Ao perceberem o desespero em que as pessoas se encontravam, três guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático agiram rapidamente para prestar socorro.

Apesar das dificuldades impostas pelas ondas e pelo acesso complicado à área, os bombeiros utilizaram suas técnicas de resgate e equipamentos apropriados para retirar as vítimas da água com segurança. Após o salvamento, as cinco pessoas foram avaliadas no local e, felizmente, apresentavam apenas escoriações leves decorrentes do impacto com os corais. Depois de receber os primeiros socorros, elas foram liberadas, sem necessidade de transferência para unidades de saúde.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas aproveitou a oportunidade para alertar os frequentadores da praia sobre os perigos de se aproximar das áreas com corais, que podem ser arriscadas e também provocar danos significativos ao meio ambiente. Para garantir a segurança dos banhistas, os bombeiros destacam a importância de acionar profissionalmente os guarda-vidas em situações de emergência, ou ligar para o número 193, que é o contato do Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergências como essas, manter a calma é fundamental. Em vez de tentar nadar diretamente em direção à praia, as orientações são para nadar paralelamente ou em diagonal com relação à costa, buscando assim sair da força das correntes de retorno, que são uma das principais causas de afogamento nas praias do Brasil. Por fim, recomenda-se que as pessoas sempre busquem nadar em praias que estejam sinalizadas e onde haja a presença de guarda-vidas, atenção que pode significar a diferença entre a segurança e o perigo.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade