A popular plataforma de mídia social, TikTok, recentemente teve o serviço restaurado nos Estados Unidos depois de ter enfrentado uma proibição iminente. O aplicativo foi alvo de preocupações de segurança nacional devido à sua empresa-mãe chinesa, a ByteDance. No entanto, as restrições foram temporariamente suspensas à medida que as negociações entre a empresa e o governo dos EUA progrediram.
Inicialmente, o presidente dos EUA, preocupado com a possibilidade de o TikTok permitir que o governo chinês acessasse dados de usuários americanos, tentou proibir o aplicativo no país. O argumento era de que a coleta de informações pessoais dos usuários representava uma ameaça à segurança nacional. No entanto, a proibição foi suspensa enquanto a ByteDance buscava um acordo com empresas americanas para garantir a segurança dos dados dos usuários.
A negociação envolveu a Oracle e a Walmart, que se associaram à ByteDance para criar uma nova entidade, a TikTok Global. Essa medida visava atender às preocupações do governo dos EUA em relação à propriedade e ao controle das informações dos usuários americanos. A Oracle, uma empresa de tecnologia com sede nos EUA, concordou em hospedar os dados do TikTok em servidores locais para garantir a segurança e a privacidade dos usuários.
Com o acordo em vigor, o TikTok pôde continuar operando nos EUA sem restrições. A nova entidade TikTok Global teria participação de empresas americanas e seguiria as leis locais em relação ao armazenamento e proteção de dados dos usuários. Isso tranquilizou o governo e os usuários americanos, que agora podiam continuar usando a popular plataforma de mídia social sem preocupações com a segurança de suas informações pessoais.
Em resumo, o TikTok restaurou o serviço nos Estados Unidos após negociações bem-sucedidas com empresas americanas, que resultaram na criação da TikTok Global. Essa nova entidade garante a segurança e privacidade dos dados dos usuários americanos, permitindo que a plataforma continue a operar sem restrições no país.
Com informações da EBC
Fotos: / EBC