O Serviço Municipal de Inspeção (SIM) de Atibaia, município do interior paulista, recentemente obteve a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), possibilitando que agroindústrias de mel inspecionadas na cidade possam agora vender seus produtos para todo o território nacional. A autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi oficializada no último dia 26 de dezembro. Anteriormente, a venda estava limitada ao município de Atibaia.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, destacou o esforço para expandir a abrangência do programa Sisbi-POA, visando certificar um maior número de municípios em todo o país. Atualmente, mais de 1,5 mil municípios estão em processo de certificação, mostrando um aumento significativo em relação aos 308 municípios certificados até 2022.
O Sisbi-POA, integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), busca garantir a segurança alimentar padronizando os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal. Em Atibaia, o Secretário de Agricultura Gabriel Sola mencionou o apoio recebido da equipe do Mapa em São Paulo para ajustar o SIM e obter a integração ao sistema nacional de inspeção.
Além disso, a prefeitura de Atibaia providenciou toda a estrutura necessária, incluindo um médico veterinário próprio, sala, carro e equipamentos. Atualmente, sete empresas locais já são inspecionadas pelo SIM e outras três estão em processo de regularização. A expectativa é que mais produtos de origem animal sejam inclusos na autorização, tendo em vista a presença de laticínios e uma charcutaria na cidade.
Amélia Cristina Teixeira, auditora fiscal do Mapa em São Paulo, elogiou o processo de integração realizado por Atibaia, ressaltando a importância da adesão ao sistema brasileiro de inspeção. Para Eugênio Basile, da empresa MBee, a autorização para vender em todo o Brasil representa uma oportunidade de crescimento e expansão dos negócios, prevendo um aumento de 20% a 25% neste ano.
Com a integração ao Sisbi-POA, a expectativa é que Atibaia possa fornecer produtos de alta qualidade para a gastronomia e contribuir para o desenvolvimento econômico local, estimulando a geração de empregos e renda no município.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária