logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Réveillons em Alagoas geram R$ 300 milhões, impulsionando turismo e economia local

COMPARTILHE

As festas de Réveillon em Alagoas se destacam não apenas pela celebração, mas também pelo impacto econômico significativo que proporcionam ao estado. A Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes) revelou que, para cada R$ 1 investido pelo governo estadual nos eventos de final de ano, retorna à economia local mais de R$ 128. Esse fenômeno traduz-se em um impacto financeiro robusto, estimado em cerca de R$ 300 milhões, especialmente ao considerar as principais festividades da última edição, que incluem Celebration, Arcanjos, NemVem, Mil Sorrisos e Réveillon dos Milagres.

As celebrações de réveillon em Alagoas atraem turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior, convertendo o estado na chamada “Capital Nacional do Réveillon”. Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, esses eventos são um importante atrativo para visitantes de todas as classes sociais, contribuindo para o aumento da demanda por serviços que vão além das festas. Turistas que visitam Alagoas costumam utilizar serviços de transporte, como Uber, frequentar restaurantes, se hospedar em hotéis e explorar as belezas naturais da região, incluindo gastronomia local e passeios de jangada.

A relevância do réveillon para a economia do estado é comparável à importância do Carnaval para cidades como Salvador e Recife, segundo Bárbara Braga. As festividades são responsáveis por uma significativa parcela do público, com algumas festas registrando até 95% de visitantes turistas. Esse fluxo não apenas beneficia hotéis e restaurantes, mas também gera rendimento adicional para uma ampla gama de setores, como salões de beleza, padarias, bares e comerciantes ambulantes, fazendo com que muitos estabelecimentos precisem aumentar sua equipe para atender à demanda crescente durante esse período.

Diante desses resultados positivos, a Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur) segue uma estratégia consolidada de patrocínio às festividades de réveillon, que será mantida na edição 2024/25. A pasta busca também inovar na promoção do destino, explorando parcerias com operadoras turísticas. Além de serem um atrativo turístico, os réveillons se configuram como um produto estratégico nas campanhas de marketing, contribuindo para a visibilidade do estado em feiras e eventos, ao mesmo tempo que impulsionam o fluxo de visitantes ao longo do ano.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade