O professor Thiago Pereira da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se orgulha do sucesso do ex-aluno Lucas Miguel Alencar de Morais Correia, que atualmente está cursando o doutorado sanduíche no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Essa conquista é resultado do esforço e dedicação de Lucas, que concluiu a graduação em 2019 no Campus do Sertão e apresentou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) orientado pelo professor Thiago. O TCC de Lucas teve o título “Análise dos Investimentos em Sistemas de Aproveitamento de Água Pluvial nas Cidades do Sertão Alagoano”, onde ele analisou o potencial de economia do aproveitamento de água pluvial para abastecer municípios da região.
Lucas se destacou durante a graduação e foi aprovado para o mestrado na UFPE, seguido pelo doutorado na UFRGS, até surgir a oportunidade de ir para o MIT. O professor Thiago relembra a determinação de Lucas em se envolver em um projeto coordenado por ele, mesmo não sendo da sua área de estudo, o que resultou em um artigo científico premiado em um simpósio e posteriormente publicado na Revista Paranoá (UnB) como TCC.
A base acadêmica sólida que Lucas recebeu no Campus do Sertão foi fundamental para suas conquistas, permitindo-lhe desenvolver pesquisas avançadas no IPC MIT. Nessa renomada instituição, Lucas está focando sua pesquisa na estruturação organizacional da transformação digital no setor de saúde. Além disso, através de uma bolsa do CNPq, Lucas está realizando um doutorado sanduíche em colaboração com o MIT, analisando as mudanças nas qualificações e habilidades dos trabalhadores para lidar com as tecnologias digitais da Indústria 4.0 nas fábricas.
A experiência de estudar no MIT é descrita por Lucas como indescritível, recompensando todo o esforço e dedicação investidos em seus estudos e pesquisas. Ele reconhece a importância do investimento na educação e pesquisa, refletindo os ensinamentos de sua mãe, uma professora que contribuiu significativamente para a formação de crianças e jovens. Com essa experiência internacional, Lucas tem o objetivo de gerar contribuições significativas para a sociedade e seguir dedicando-se aos estudos e à pesquisa.
Com informações e fotos da UFAL