O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou novas ações da Operação Ronda Agro, que visam combater o comércio irregular de produtos agropecuários nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na terça-feira (17), durante uma operação em Dourados/MS, foram apreendidos 379 litros de bebidas e 749 kg de produtos de origem animal, como queijos, embutidos e produtos apícolas. Dois estabelecimentos comerciais foram autuados e tiveram seus produtos destruídos por não estarem devidamente registrados e comprovarem a origem dos itens, o que compromete sua qualidade e segurança para o consumo humano.
Na quarta-feira (18), a Operação Ronda Agro – Apate visou combater a produção e comércio de insumos agropecuários irregulares em Deodápolis/MS, resultando na apreensão de 81 toneladas de alimentos para animais, 60 toneladas de fertilizantes e 62 kg de agrotóxicos. O nome “Apate” faz referência ao espírito da fraude e do engano na mitologia grega. Também no mesmo dia, em Campo Verde/MT, foram apreendidos 333 Kg de fertilizantes irregulares em outra ação da Operação Ronda Agro.
Essas operações, coordenadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária através do Vigifronteiras, contaram com o apoio de diversas autoridades locais e órgãos especializados. As ações fazem parte do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais – Vigifronteiras, com o objetivo de preservar a sanidade dos rebanhos e lavouras do país, defender os direitos dos consumidores e combater a concorrência desleal com produtos agropecuários. Para mais informações, a imprensa pode contatar o email imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária