A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (20), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2025. Os contribuintes já podem acessar o site oficial da Sefaz (https://ipvaonline.sefaz.al.gov.br/) para emitir o boleto e verificar as informações necessárias.
Uma das novidades para o próximo ano é a opção de quitar o imposto em conta única, com um desconto de 5% para os pagamentos realizados até o dia 31 de janeiro de 2025. Além disso, há a possibilidade de parcelamento em até seis vezes mensais e consecutivas, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$ 100,00. Os contribuintes cadastrados no programa Nota Fiscal Cidadã (NFC) até o último dia útil de dezembro de 2024 também terão direito ao desconto de 5% no caso de parcelamento.
Para os interessados em acompanhar as datas de vencimento, é importante ficar atento ao calendário estabelecido de acordo com o final da placa do veículo. As placas de finais 1 e 2 terão até 28 de fevereiro para efetuar o pagamento, enquanto as placas de finais 3 e 4 terão prazo até 31 de março. Já as placas de finais 5 e 6 terão até 30 de abril, as placas de finais 7 e 8 terão até 30 de maio e as placas de finais 9 e 0 terão até 30 de junho.
É importante destacar que o pagamento da renovação do licenciamento anual junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) deve ser realizado dentro do prazo estabelecido para a cota única do IPVA. Os valores médios de mercado para veículos terrestres usados, que servem como base de cálculo do imposto, estão disponíveis na tabela publicada no Diário Oficial.
Para obter mais informações detalhadas sobre o IPVA de 2025, os contribuintes podem acessar o site oficial da Sefaz (https://www.sefaz.al.gov.br/ipva) e tirar todas as dúvidas necessárias antes de efetuar o pagamento. A medida visa facilitar o processo e garantir o cumprimento das obrigações fiscais de forma transparente e acessível para todos os cidadãos alagoanos.
Com informações e fotos da Semarh/AL