No decorrer deste final de ano, o grupo de pesquisa Brincantuar: artífices cênicos, vinculado ao curso de Teatro Licenciatura do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve uma intensa agenda de participação em sete eventos acadêmicos realizados em seis estados do Brasil. O professor Ivanildo Piccoli, que lidera o grupo, celebra a série de atividades que levaram o grupo a percorrer diversas regiões do país.
Entre as ações promovidas pelo grupo, destacam-se as oficinas Pedagogia das Máscaras, Pedagogia do Espectador, Artes Circenses na Educação, Teatro de Animação, Encenação, Práticas Pedagógicas: Teatro na Comunidade, Teatro Educação, Práticas Pedagógicas: Teatro na Escola, bem como as extensões do edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) que abordaram temas como Igreja Brechtiana, Histórias do Circo Alagoano, Palhaçada e Palhaçaria, e Máscaras e Caretas de Alagoas.
Durante o mês de outubro, o professor Piccoli foi convidado a ministrar uma palestra e um minicurso sobre ensino de Artes Circenses no contexto acadêmico, direcionado aos docentes e discentes da graduação em Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, em Dourados-MS. As atividades abordaram o tema “O Pluriverso do Ensino das Artes Circenses na Academia: suas pedagogias e espaços sociais ocupados” e “As Artes Circenses na graduação e suas pedagogias”, respectivamente.
Em novembro, o grupo realizou o 4º Fórum Brecht e Educação no Campus da Ufal em Maceió, que contou com a participação de mais de 100 inscritos de todo o Brasil. Além disso, o professor Piccoli marcou presença no Festival Internacional de Máscaras do Cariri, em Crato, Ceará, e no 6º Encontro Poéticas do Inanimado Segredos do Ofício, em Brasília/DF.
No mês de dezembro, o professor Piccoli participou do 5º Seminário Internacional de Circo na Faculdade de Educação Física da Unicamp, onde apresentou resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos na Ufal. Além disso, ministrou disciplinas e palestras em diversas instituições de ensino em diferentes regiões do país, abordando temas como Teatro de Animação, Máscaras e Mediação Artística.
A atuação incansável do grupo de pesquisa liderado pelo professor Ivanildo Piccoli evidencia o compromisso e a dedicação em promover o desenvolvimento e a disseminação das artes cênicas em diversas esferas acadêmicas e culturais. O envolvimento em tantos eventos e atividades ao longo do ano demonstra a relevância e a abrangência do trabalho realizado pelo grupo, que contribui significativamente para o fortalecimento e a valorização das artes no cenário nacional.
Com informações e fotos da UFAL