Após as fortes chuvas que atingiram a capital na última sexta-feira (7) e a madrugada do sábado (8), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) iniciou uma força-tarefa para recolher os resíduos arrastados pela grande quantidade de águas pluviais, em bairros e locais mais críticos da capital.
Com os 105 milímetros de chuvas, registrados pela Defesa Civil, nas 24h em que choveu mais forte na capital, diversos itens descartados de forma irregular ou arrastados das residências dos cidadãos pelas águas pluviais, como sofás, colchões, cama e recicláveis foram parar nas ruas. Por isso, com ajuda de máquinas, a Alurb segue fazendo o recolhimento para amenizar os transtornos causados aos moradores das áreas atingidas.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, explica que as consequências do descarte irregular surgem em situações como esta.
“Uma grande quantidade de chuva expõe a prática do despejo inadequado de lixo. Isso acaba retornando para os próprios responsáveis. Mas, além disso, dificulta a vida de seus vizinhos, ampliando esse transtorno”, disse.
Foz do Salgadinho – Com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza da Alurb retiraram cerca de 150 toneladas de lixo na Praia da Avenida. Os materiais mais encontrados trabalharam intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, garrafas PET, plásticos em geral e até volumosos, como sofás, camas e colchões.
Outros serviços – Além da limpeza na Foz do Salgadinho, a Alurb trabalha por toda a cidade em outras tarefas que visam amenizar os impactos causados pelas chuvas. A limpeza de canais, por exemplo, está atuando em córregos e grotas, anteriormente mapeados, facilitando o escoamento das águas pluviais e evitando alagamentos.
Para evitar acidentes, o órgão também conta com equipes de poda e supressão de árvores atuando em diversos pontos da cidade. Ademais, equipes de emergência estão de prontidão para os casos de quedas de exemplares.
“Estamos em alerta para que nenhum acidente ou transtorno venha acontecer com algum cidadão. Nossos serviços vão atender as áreas de mais emergência, amenizando os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a capital”, completou Teófilo.