Profissionais da Segurança Pública de Alagoas recentemente concluíram um ciclo de capacitação que visa aprimorar o atendimento a grupos vulneráveis na sociedade. Dentre as iniciativas deste programa, destaca-se o curso voltado para a Atuação do Profissional da Segurança Pública na Proteção a Grupos Vulneráveis, que envolveu 83 integrantes das forças policiais e do Corpo de Bombeiros Militar. Esta formação, ofertada na modalidade de Ensino a Distância, compreendeu 40 horas/aula distribuídas em seis módulos. Os temas abordados foram fundamentais para o desenvolvimento de uma atuação mais humana e ética, tendo como base os princípios dos direitos humanos.
Durante o curso, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as práticas específicas do estado voltadas para a proteção de grupos que tradicionalmente enfrentam maiores dificuldades, como os povos originários. As metodologias de ensino adotadas englobaram tanto abordagens práticas quanto expositivas, permitindo uma formação voltada à resolução de problemas enfrentados no dia a dia da atuação policial. A chefe de Ensino Integrado, major Joyce Bezerra, indicou que uma nova turma deve ser iniciada no primeiro semestre do próximo ano, com o objetivo de expandir o número de profissionais capacitados, especialmente em relação ao atendimento a crianças e idosos, que frequentemente se tornam vítimas de violência familiar.
Além disso, a Secretaria da Segurança Pública também concluiu a segunda edição do Curso de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica. Este curso contou com a participação de 227 novos formandos, elevando o total de agentes capacitados para impressionantes 10.046 desde o início do programa. Os participantes das edições anteriores receberam ensinamentos sobre os protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência, entendimento dos marcos legais que asseguram a proteção dessas vítimas e refletem sobre a questão de gênero e as diversas formas de violência.
A aceitação desse treinamento foi amplamente positiva, com mais de 90% dos alunos avaliando-o como excelente ou bom, destacando sua relevância e aplicabilidade no exercício das funções de segurança. Essa iniciativa é um passo importante para a construção de uma resposta mais eficaz e sensível às necessidades de um segmento da população que frequentemente enfrenta situações de vulnerabilidade.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas











