logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ufal se une a mobilização ambiental pela criação de Unidade de Conservação em Alagoas

COMPARTILHE

A Universidade Federal de Alagoas se juntará a uma grande mobilização ambiental que ocorrerá no próximo sábado (7) na praia do Francês, em Marechal Deodoro. Diversas instituições ambientalistas, movimentos da sociedade civil organizada e moradores locais participarão de um abraço simbólico na Restinga, com o objetivo de reivindicar ao Governo do Estado a criação de uma Unidade de Conservação da Natureza (UC).

Gestores da Ufal e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Geografia estão mobilizando esforços para participar do evento. A concentração será na tenda montada na área de surf da praia. A professora Aliete Machado, do Campus Arapiraca, destacou a importância de chamar a atenção das autoridades sobre a urgência de ações para evitar a destruição da área que se estende desde a praia do Francês até a Barra de São Miguel.

Ela ressaltou que a região tem sido alvo constante do setor da construção civil, citando um caso em que foi necessário recorrer ao Ministério Público Federal para embargar um projeto de condomínio de luxo que ameaçava a área. Aliete alertou sobre a cobiça por parte das empresas e a necessidade de proteger o ecossistema da restinga, fundamental para o litoral do Estado e para as atividades acadêmicas da Ufal.

A docente enfatizou a importância da sociedade civil organizada se posicionar contra a destruição ambiental e destacou o abraço simbólico na restinga como um dos primeiros passos para pressionar pela criação da Unidade de Conservação da Natureza. Para participar do abraço, basta comparecer usando uma camisa branca e levar água e protetor solar.

A restinga entre Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos desempenha um papel crucial na proteção da costa litorânea, atuando como fixadora de dunas e local de desova de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Estudos de impacto ambiental identificaram a presença de espécies de aves ameaçadas no local, reforçando a necessidade de proteção.

O abraço simbólico deste sábado também visa à criação de uma Unidade de Conservação da Natureza do tipo Proteção Integral, adequada para preservar a natureza e permitir o uso indireto de seus recursos naturais. A área de restinga em Alagoas se enquadra na categoria Refúgio da Vida Silvestre, destinada à proteção da flora e fauna e à realização de pesquisas científicas e visitação pública.

Ao final da mensagem, a professora Aliete enfatizou a importância de preservar as belezas naturais de Alagoas diante do contexto de aquecimento global e mudanças climáticas, ressaltando a necessidade de agir para evitar a destruição da proteção natural proporcionada pela restinga.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade