logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Livro sobre saúde de pessoas com albinismo é lançado com resultados de pesquisa inédita.

COMPARTILHE

No início deste mês, foi lançado o livro “Introdução ao Estudo do Albinismo”, fruto de uma pesquisa da área de Saúde Coletiva realizada em parceria entre a Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério da Igualdade Racial. O projeto “Direito à saúde da pessoa albina: perfil e diagnóstico de saúde e a busca por ações de ruptura das iniquidades em municípios alagoanos” foi coordenado pelas professoras Priscila Nunes, Maria Edna Bezerra, e teve a participação da professora Josineide Sampaio.

A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira envolveu um levantamento de pessoas com albinismo nos municípios alagoanos, identificadas pelos profissionais de saúde da Atenção Básica em parceria com a Gerência de Atenção Primária da Secretaria do Estado da Saúde de Alagoas. Já a segunda etapa consistiu na realização de entrevistas com pessoas com albinismo residentes em 22 municípios para traçar o perfil sociodemográfico e o diagnóstico situacional de saúde dessa população.

No dia 7 de novembro, foi realizado um evento para apresentar os resultados da pesquisa, com a participação on-line de representantes dos Ministérios da Educação, Saúde e da Igualdade Racial, além de profissionais, lideranças e pessoas com albinismo. Durante a apresentação, foram detalhados os produtos e atividades de extensão realizadas nos municípios, direcionados às pessoas com albinismo, seus familiares, gestores e profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social, desenvolvidos ao longo do projeto.

O projeto de pesquisa foi lançado em junho de 2022 com o objetivo de subsidiar a implementação de políticas públicas voltadas para a população albina, que enfrenta grande vulnerabilidade social, lesões de pele decorrentes da exposição solar desprotegida e alta taxa de evasão escolar, devido à baixa visão comum nesses casos, dificultando o desenvolvimento educacional.

O livro “Introdução ao Estudo do Albinismo” está disponível gratuitamente no formato de e-book, e matérias anteriores sobre o projeto podem ser acessadas nos links fornecidos.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade