A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está investigando as causas da queda de energia que afetou uma área de concessão da empresa Enel Rio. A interrupção do fornecimento de energia afetou cerca de 50 mil consumidores nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro.
O problema ocorreu na última terça-feira, dia 11 de novembro de 2024, por volta das 12h30, e só foi solucionado completamente por volta das 17h do mesmo dia. Durante esse período, os consumidores ficaram sem energia elétrica, o que causou transtornos e prejuízos para muitas pessoas e empresas da região.
A Enel Rio, responsável pela distribuição de energia elétrica nessa área, explicou que a interrupção no fornecimento de energia foi causada por uma falha em um equipamento na subestação de Campos Elíseos, em Duque de Caxias. A empresa ressaltou que equipes técnicas foram mobilizadas imediatamente para resolver o problema e restabelecer o serviço o mais rápido possível.
A Aneel, órgão regulador do setor elétrico no país, informou que irá investigar as causas da queda de energia e avaliar se a Enel Rio cumpriu todos os protocolos de segurança e manutenção necessários para evitar esse tipo de situação. Caso sejam identificadas falhas pela agência, a empresa poderá ser penalizada com multas e outras medidas corretivas.
A falta de energia elétrica é um problema recorrente em muitas regiões do Brasil, e a população e as empresas que dependem desse serviço ficam vulneráveis a essas interrupções. Por isso, é fundamental que as concessionárias de energia elétrica façam investimentos em infraestrutura e manutenção preventiva para garantir um fornecimento contínuo e de qualidade aos consumidores.
Com informações da EBC
Fotos: / EBC