A Semana Mundial de conscientização sobre o uso de antimicrobianos (WAAW) é um evento anual que acontece de 18 a 24 de novembro e tem como tema em 2024 “Eduque. Colabore. Faça agora!”.
A campanha é promovida pela Aliança Quadripartite, composta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O objetivo é aumentar a conscientização e compreensão sobre a resistência aos antimicrobianos (AMR), um dos maiores desafios para a saúde pública global, com impacto na saúde humana e dos animais.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participará de um seminário virtual promovido pela “Aliança para o uso responsável de Antimicrobianos” para conscientizar sobre o uso responsável de antimicrobianos na área animal. O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro e as inscrições podem ser feitas online.
Serão discutidos temas como o uso responsável de antimicrobianos em diferentes setores da agropecuária, além de diretrizes internacionais para controle e prevenção da resistência aos antimicrobianos.
O Mapa também participará do Webinar WAAW – Uma Só Saúde em 21 de novembro, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com transmissão online.
Os antimicrobianos são essenciais para o tratamento de infecções bacterianas em humanos e animais. No entanto, o uso inadequado desses medicamentos aumenta o risco de resistência aos antimicrobianos, o que pode levar a infecções incuráveis. É importante ressaltar que a prescrição veterinária é obrigatória para a comercialização de antimicrobianos de uso veterinário, seguindo as normas estabelecidas.
O Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO) prevê ações para promover o uso racional de antimicrobianos em animais. Para mais informações, entre em contato com imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária