O encerramento do projeto Arte Capoeira nas Escolas foi marcado pelo “Festival de Duplas”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a participação de aproximadamente 800 alunos de 20 escolas de tempo integral da rede municipal, na Pajuçara.
O evento, intitulado “Vamos Subir a Serra”, em referência ao Dia da Consciência Negra, contou com apresentações de coco de roda e das baianas, realizadas por estudantes envolvidos no projeto Folguedos na Rede. O projeto Arte Capoeira nas Escolas levou a arte e a ancestralidade da capoeira para as unidades escolares, ocorrendo no contraturno das aulas.
Durante os três primeiros meses, os alunos aprenderam técnicas de ataque e defesa, coreografias combinadas e se familiarizaram com a cultura afro-brasileira através da dança do Makulele. O coordenador do projeto, Severino Cláudio, conhecido como mestre Cláudio dos Palmares, ressaltou que a iniciativa vai além da capoeira como esporte, contribuindo para o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, conforme as leis vigentes.
Para o presidente da Federação Alagoana de Capoeira, Cícero Virgulino da Silva, o momento foi de grande importância para as crianças apresentarem o que aprenderam ao longo do ano. Alunos como Ana Clara e Nicole, da Escola Tradutor João Sampaio, destacaram o aprendizado e a alegria em participar do projeto.
A coordenadora de Educação Integral da Semed, Claudiane Pimentel, enfatizou o papel da capoeira no desenvolvimento das crianças, tanto física quanto culturalmente, e como o projeto contribui para a conscientização racial e valorização da identidade cultural. O evento também serviu para aproximar as crianças da cultura local e inspirar a valorização de Maceió.
A Semed tem trabalhado de forma pedagógica o letramento racial das crianças, assim como a identidade e pertencimento racial. O “Festival de Duplas” foi um sucesso e evidenciou o impacto positivo do projeto Arte Capoeira nas Escolas na formação dos estudantes da rede municipal. O evento foi culminância de um trabalho que valoriza a cultura afro-brasileira e promove a igualdade racial.