logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

ONG Freeland grava curso sobre Guia de Trânsito Animal em parceria com Ministério da Agricultura.

COMPARTILHE

A Freeland, uma organização internacional com atuação na América do Sul e sede na Tailândia, está desenvolvendo um curso a distância voltado para agentes de instituições governamentais federais. Recentemente foi gravada uma videoaula em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em São Paulo, com o objetivo de explicar a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA).

O curso de Educação a Distância (EAD) é uma versão adaptada de um curso presencial sobre tráfico de espécies silvestres, direcionado para as necessidades de cada instituição governamental. A versão original do curso presencial tem 40 horas de duração, com módulos teóricos e práticos, e envolve coordenação entre diferentes instituições.

A Freeland atua na conservação da biodiversidade, com foco no combate ao tráfico de animais silvestres. O projeto de EAD foi financiado pelo Gabinete de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei dos Estados Unidos (INL). Esta será a primeira versão do curso gravada para acesso remoto.

A agente de inspeção e médica veterinária Miriam Sassaki, da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP), foi responsável por explicar o funcionamento da GTA, que controla a origem e o destino dos animais durante o transporte. A GTA é necessária para o deslocamento de qualquer animal, com exceção de cães e gatos.

Os riscos associados à captura e transporte de animais silvestres preocupam a Defesa Agropecuária brasileira, devido à possibilidade de disseminação de doenças. A falta de documentação sanitária adequada resultou no sacrifício de canários contrabandeados do Peru em Corumbá (MS) e de canário-venezuelanos no Mato Grosso.

A Freeland Brasil atua em educação ambiental, capacitação de agentes públicos e monitoramento de políticas públicas. O curso desenvolvido pela organização será disponibilizado para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) treinar seus agentes em todo o país. O conteúdo abrangerá textos, gráficos, ilustrações e depoimentos em vídeo, com uma carga horária prevista de 60 a 80 horas.

Para mais informações, entre em contato com a imprensa através do e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade