logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Delegação do Ministério da Agricultura reforça parcerias em seguro agropecuário com México.

COMPARTILHE

Uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve no México entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre os países latino-americanos no setor de seguro agropecuário. A comitiva, liderada pelo secretário-executivo adjunto Cléber Soares, o secretário de Política Agrícola Guilherme Campos e o assessor para Programas Estratégicos da Secretaria Executiva, José Carlos Polidoro, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Asociación Latinoamericana para el Desarrolo del Seguro Rural Agropecuário (ALASA), visando ao fortalecimento de políticas de proteção para o setor.

Além disso, o MoU prevê a realização do XVIII Congresso Internacional da ALASA em 2025, em Brasília, que reunirá seguradoras, autoridades governamentais, agricultores e outras partes interessadas para discutir temas como desafios climáticos, seguros verdes e o uso de tecnologias inovadoras na área. A missão também incluiu a análise das políticas públicas de seguro rural no México, país referência na implementação de seguros agropecuários.

Durante a visita, a comitiva do Mapa se reuniu com a nova equipe do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, além de representantes do Ministério da Fazenda e Crédito Público para discutir o mercado de crédito e seguro agropecuário mexicano. Também foram exploradas possibilidades de cooperação em áreas de interesse mútuo.

Outro destaque da agenda foi o encontro com o Diretor Geral dos Fideicomisos Instituidos en Relación con la Agricultura (FIRA), onde foi discutida a atuação da instituição facilitando o acesso ao crédito para projetos ligados à agricultura, pecuária e atividades rurais. A comitiva também conheceu o exemplo bem-sucedido do Estado de Veracruz no uso de seguros paramétricos e catastróficos.

No intuito de ampliar o diálogo com o setor de seguros, houve ainda uma reunião com o presidente da Associação Mexicana de Instituições de Seguro, além de representantes de fundos de seguro, bancos e empresas do setor. Todas as reuniões foram acompanhadas pela adida agrícola no país, Adriane Cruvinel.

Segundo o secretário-executivo adjunto Cléber Soares, essa missão reafirma o papel do Brasil como líder na promoção de soluções para a segurança agropecuária na região. O compromisso do ministro Carlos Fávaro e da equipe do Mapa é assegurar que políticas de seguro rural robustas estejam ao alcance dos produtores, reforçando a resiliência do setor e estabelecendo parcerias sólidas na América Latina.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade