logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cooperação entre FIU e UFAL intensificará pesquisas sobre contaminantes em organismos aquáticos de Alagoas.

COMPARTILHE

A pesquisa sobre a qualidade da água e dos organismos aquáticos em Alagoas ganha um novo impulso com a parceria técnica estabelecida entre a Universidade Internacional da Flórida (FIU) e o Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática da Ufal. A cooperação foi formalizada através do Institute of Environment, Freshwater Resources Division and Emerging Contaminants of Concern (ECC), da FIU, liderado pela renomada professora Natália Quinete, e sob a coordenação do professor Emerson Soares, do Laboratório da Ufal.

Essa colaboração resulta da capacitação do professor Emerson Soares na FIU e visa o desenvolvimento de projetos conjuntos para analisar as substâncias perfluoroalquiladas, também conhecidas como PFAS – compostos sintéticos emergentes e persistentes encontrados em diversos produtos industriais. Apesar de serem altamente prejudiciais ao meio ambiente, os PFAS ainda são pouco estudados, e apenas cerca de 40 dos aproximadamente dez mil compostos existentes são amplamente investigados.

A parceria, prevista para durar até 2026, permitirá uma análise mais aprofundada dos contaminantes presentes em organismos aquáticos como o sururu e os peixes, bem como nos ambientes aquáticos de Alagoas. Isso representa uma área de pesquisa inexplorada no Brasil, trazendo benefícios para a ciência, embasando políticas públicas e possibilitando a troca de conhecimento entre pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado nos próximos anos.

Em dezembro de 2023, a pesquisadora Natália Quinete ministrou a palestra sobre a caracterização de PFAS em águas superficiais do Sul da Flórida na Ufal, onde pôde conhecer as instalações do laboratório e as pesquisas realizadas nas regiões dos rios São Francisco e Laguna Mundaú.

Natália Soares Quinete, formada em Engenharia Química, com mestrado em Química Analítica e doutorado em Química Analítica Ambiental, é professora da FIU desde 2020 e especialista em contaminantes emergentes. Por sua vez, Emerson Soares, graduado em Engenharia de Pesca e com vasta experiência em monitoramento aquático, coordena o Laboratório da Ufal e tem contribuído significativamente em diversas expedições e projetos de pesquisa na região.

Essa parceria promete avanços significativos no estudo da qualidade da água e dos organismos aquáticos em Alagoas, reforçando a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de conhecimento científico para a preservação dos ecossistemas aquáticos e a saúde humana.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade