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Estudantes de todo o Brasil vivem experiência única no Câmara Mirim 2024

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Nesta semana, a Câmara dos Deputados foi palco de uma importante iniciativa voltada para o público jovem: o Câmara Mirim. O evento, agora em sua 19ª edição, reuniu 200 estudantes do ensino fundamental de diversas regiões do Brasil em um exercício de simulação parlamentar, onde atuaram como deputados e deputadas mirins por dois dias. Durante esse período, os jovens participaram de atividades que refletem o dia a dia do processo legislativo, incluindo a análise e a aprovação de projetos de lei.

Entre os 668 projetos apresentados, três se destacaram e foram aprovados pelos estudantes: A proposta “Novo Ar, Nova Energia”, de Alefe Bispo Café, de Salvador/BA, do 9º ano, que sugere a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as escolas públicas do Brasil, utilizando energia solar como fonte; o “Projeto Escola para Todos”, idealizado por Francisco Cordeiro Ribeiro, de Ibirité/MG, também do 9º ano, que busca tornar as escolas mais inclusivas para estudantes surdos e/ou com transtorno do espectro autista ao propor avisos sonoros mais suaves e iluminação com cores ajustáveis; e, por último, o “Projeto Saneamento Básico para Pessoas em Terrenos Ocupados”, de Ícaro Filipe Caldas Gomes, de Petrolina/PE, que enfatiza a importância de garantir saneamento básico para áreas urbanas ocupadas por pessoas em vulnerabilidade social.

Nos debates realizados em comissões, antes da aprovação no Plenário, o jovem Elton Lima manifestou-se a favor da proposta de instalação de ar condicionado nas escolas, ressaltando a relevância de um ambiente de aprendizagem mais confortável para o desenvolvimento dos alunos. Por outro lado, Alicia Dauer defendeu calorosamente a importância de assegurar condições sanitárias adequadas para aqueles que ocupam terrenos, argumentando que a medida é uma questão de dignidade para essas comunidades que não têm escolha além da ocupação.

O evento foi enriquecedor não apenas para os participantes, mas também para quem acompanhou todo o processo. Vinicius Casalvara, responsável por relatar um dos projetos, compartilhou seu entusiasmo com a experiência, descrevendo-a como uma oportunidade única. Ele destacou a importância de vivências como essa para que outros jovens possam compreender e se engajar no processo político desde cedo.

A abertura do Plenário do Câmara Mirim foi conduzida pelo deputado Reginaldo Veras (PV-DF), que salientou a importância de tal iniciativa na formação cidadã dos jovens. Segundo Veras, o projeto permite que estudantes tenham uma vivência prática da transformação de ideias em projetos legislativos e do trabalho colaborativo necessário para garantir o progresso das propostas. Ele destacou ainda que, apesar das divergências políticas comuns, a Câmara tem a capacidade de gerar iniciativas que beneficiem a sociedade.

Em resumo, o Câmara Mirim não só reforça a aprendizagem sobre o funcionamento legislativo, mas também estimula o exercício da cidadania entre jovens, preparando-os para um futuro mais participativo e consciente em relação à construção das políticas públicas.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

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