De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de novembro, algumas regiões do Brasil terão índices de chuva variando de normal a acima da média. Na região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas, são esperadas chuvas acima da média, enquanto o Rio Grande do Sul terá precipitação dentro da faixa normal, com alguns locais com índices acima da média. Em contrapartida, regiões como Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso podem ter chuvas próximas ou abaixo da média climatológica.
A previsão climática para o mês de novembro indica que o nordeste da região amazônica e grande parte da região Nordeste podem ter uma redução nos níveis de umidade no solo, o que pode dificultar o avanço do plantio da soja. Por outro lado, regiões como Centro-Oeste e Sudeste terão uma recuperação nos níveis de umidade, favorecendo o plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Na Região Sul, as chuvas devem ficar próximas à média histórica, beneficiando os cultivos de inverno e o desenvolvimento da safra 2024/2025.
Em relação às temperaturas, a previsão aponta para índices acima da média em grande parte do país, com possibilidade de alguns dias de calor intenso, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em algumas localidades do leste da região Sudeste e Sul, as temperaturas podem ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à ocorrência de dias consecutivos com chuva que ajudam a amenizar o clima.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950. Para mais informações, a imprensa pode contatá-los através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária