logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto “Ritmos e Cores em MCZ” busca transformar espaços públicos com arte em Maceió.

COMPARTILHE

O artista Lucas Rafael, conhecido artisticamente como Inxame, está liderando um projeto inovador que busca promover a prática da intervenção artística na cidade de Maceió, capital de Alagoas. Com quase uma década de experiência dedicada à arte, grafite e técnicas de muralismo, Lucas Inxame tem como objetivo principal fortalecer a identidade artística local e estimular uma reflexão sobre a presença da arte em espaços públicos.

O projeto intitulado “Ritmos e Cores em MCZ” foi levado às Escolas Estaduais Professora Margarez Maria Santos Lacet e Onélia Campelo, localizadas na parte alta de Maceió. Na Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet, o ambiente estudantil passou por uma transformação significativa, com as paredes sendo coloridas e o espaço sendo revitalizado. O mural, inspirado nas belezas naturais de Maceió, apresenta traços e letras tradicionais entrelaçados com elementos do grafite, criando uma obra de arte que pode ser apreciada no minidocumentário lançado pelo artista em seu canal do Youtube.

Já na Escola Estadual Onélia Campelo, os estudantes participaram de um circuito de atividades enriquecedoras focadas no Graffite e no Rap. O evento contou com a participação de grafiteiros reconhecidos, como Feyk, de Aracaju, e Menny, de Maceió. Além disso, a presença de Yara Pão e Mc Tribo enriqueceu a experiência dos alunos, ampliando seus horizontes artísticos e culturais.

Essa ação foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A secretária Mellina Freitas ressaltou a importância dessas iniciativas para a valorização da cultura local e o engajamento dos jovens com a arte, garantindo o apoio do governador Paulo Dantas a projetos que promovam a inclusão e a democratização cultural no estado.

Lucas Rafael, ou Inxame, como é conhecido, é um arquiteto que há anos utiliza o grafite como forma de ressignificar os espaços urbanos de Maceió. Reconhecido por sua contribuição significativa para a cultura urbana da cidade, Inxame já participou de diversos projetos e foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Cultural Mestre Zumba em 2020. Seu trabalho é uma parte fundamental na construção de uma cidade mais vibrante e dinâmica, onde a arte ocupa um papel central na transformação social e na valorização da identidade cultural local.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade