Os estudantes bolsistas do Edge Academy, um programa de formação de talentos e excelência acadêmica, estão tendo a oportunidade de atuar em projetos profissionais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Atualmente, 19 dos 67 alunos do Instituto de Computação da Ufal envolvidos no programa estão exercendo funções de baixa e média complexidade em projetos firmados em parceria com empresas clientes do Edge. Esses estudantes atuam como desenvolvedores e analistas de qualidade em projetos que abrangem diversas linguagens de programação, como Engenharia de Software, Sistemas Embarcados e Inteligência Artificial.
A experiência prática dos bolsistas nesses projetos reais é extremamente valiosa para suas carreiras. Eles têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em um ambiente profissional desafiador, o que lhes permite desenvolver habilidades práticas, ampliar sua rede de contatos e acelerar seu crescimento profissional.
Um exemplo é Lilian Fabrício, aluna do 8º período de Engenharia da Computação, que atua como analista de qualidade em um dos projetos do Academy. Para ela, essa experiência tem sido enriquecedora, pois a coloca em contato com uma área pela qual não tinha tanto conhecimento previamente. Lilian destaca o aprendizado com profissionais mais experientes, que estão sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e sugerir cursos complementares na área. Essa oportunidade tem sido muito positiva para Lilian e tem agregado bastante valor ao seu currículo.
Outro estudante, Samuel Lucas, do 5º período de Ciência da Computação, atua como Desenvolvedor Full Stack em um projeto do Academy. Ele destaca que, mesmo sendo uma experiência recente, tem sido muito enriquecedora e desafiadora. Samuel ressalta a importância do apoio da equipe e a necessidade de buscar conhecimentos complementares que não foram abordados em sala de aula, o que tem contribuído significativamente para o seu desenvolvimento profissional.
O Edge Academy, destinado aos alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Ufal, é uma iniciativa apoiada pela Softex Nacional. Seu principal objetivo é estimular a excelência acadêmica e a produção de conhecimento ao longo da graduação, preparando os estudantes com habilidades e competências profissionais e técnicas necessárias para o mercado de trabalho. Através do Academy, os bolsistas têm acesso a profissionais e pesquisadores de diversas áreas, além de receber orientação profissional e de carreira, visando seu desenvolvimento e crescimento na área de tecnologia e inovação.
Willy Tiengo, professor do IC e coordenador do Centro de Inovação Edge, destaca a importância do Academy como um programa que visa formar profissionais preparados para contribuir com o ecossistema de inovação em Alagoas. Com três turmas já formadas e 67 bolsistas atualmente participando, o programa continuará crescendo e desenvolvendo talentos que impactarão o mundo através da tecnologia.
Com informações e fotos da UFAL