logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Celebração do legado feminino: Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024 reconhece pioneiras influentes

COMPARTILHE

Em um evento marcado pela celebração das conquistas femininas e pela reafirmação da importância do protagonismo das mulheres na sociedade, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou, na quarta-feira passada, a seleção das cinco agraciadas pelo prestigioso Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2024. Instituído em 2003, essa honraria busca reconhecer mulheres que desempenham papéis significativos no fortalecimento da cidadania, na defesa dos direitos das mulheres e nas lutas relacionadas às questões de gênero no Brasil.

Neste ano, o diploma será entregue a um grupo diversificado de mulheres, que se destacam por suas contribuições excepcionais. São elas: Cristiane Damasceno Leite, Elizabeth Altina Teixeira, Nalu de Faria da Silva (homenageada postumamente), Rosely Maria da Silva Pires e Roza Cabinda (também lembrada in memoriam). A solenidade de entrega está agendada para o dia 26 de novembro, em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, onde as laureadas serão celebradas por suas notáveis trajetórias.

A história do Diploma Mulher-Cidadã está intrinsecamente ligada à figura de Carlota Pereira de Queirós, uma figura pioneira e inspiradora na história política do Brasil. Nascida em 1892, Queirós foi médica, escritora e pedagoga, além de se tornar a primeira mulher a ser eleita deputada federal no país. Sua eleição ocorreu em 1934 pelo estado de São Paulo, quando trazia consigo a responsabilidade histórica de representar a voz feminina na Assembleia Nacional Constituinte. Durante o seu mandato, ela focou na defesa dos direitos das mulheres e das crianças, promovendo melhorias educacionais e divulgando obras que exaltavam a condição feminina no Brasil. Sua carreira parlamentar foi abruptamente interrompida pelo golpe de 1937, que levou Getúlio Vargas a fechar o Congresso.

Carlota Pereira de Queirós deixou um legado que continua a inspirar gerações, representado agora através do diploma que carrega seu nome, sublinhando a importância de manter viva a luta pelos direitos e pela cidadania feminina no país. Este reconhecimento, além de homenagear sua memória, motiva a contínua busca por igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres em diferentes esferas da sociedade brasileira.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade