Na noite de terça-feira (29), o Botafogo-SP venceu o Amazonas por 1 a 0, o que fez o CRB cair para a 17ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro da Série B, estando agora dentro da zona de rebaixamento, com 36 pontos. As chances de rebaixamento do time alagoano aumentaram para mais de 60%, tornando-o o quarto time com maior probabilidade de cair para a Série C, após os resultados da rodada.
Com a vitória do Botafogo-SP, a equipe paulista chegou a 39 pontos, reduzindo seu risco de rebaixamento para 16,4%. Enquanto isso, a Ponte Preta, que ocupa a 16ª colocação e é a primeira fora da zona de rebaixamento, ainda tem mais de 30% de risco de queda.
Segundo cálculos e estatísticas realizados pelo departamento de Matemática e Estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atingir a pontuação de 45 pontos ou mais garante 0% de chance de rebaixamento. Para alcançar essa marca, o CRB precisará vencer 3 dos últimos 4 jogos da equipe na Série B.
Equipes que atingirem 43 ou 44 pontos terão um risco de queda abaixo de 15%, mas ao marcar 42 pontos, o risco sobe para quase 40%. A situação se torna mais crítica a partir dos 41 pontos, com um risco de rebaixamento de 67%, e pontuações de 40 ou 39 praticamente selam a queda.
Na próxima segunda-feira (4), o CRB enfrentará o Ituano em um confronto direto contra o rebaixamento, no Estádio Noveli Júnior, em um jogo que pode definir o futuro de uma das equipes envolvidas. A partida se tornou uma espécie de final para o CRB, sob o comando de Hélio dos Anjos.