O reconhecido professor Anderson de Alencar Menezes se destaca em diversos âmbitos, desde a comunidade universitária até a sociedade em geral, devido à sua notável dedicação à defesa dos Direitos Humanos e, em especial, à proteção dos grupos vulneráveis que frequentemente têm seus direitos fundamentais violados. Seu comprometimento com esse trabalho rendeu-lhe uma merecida homenagem por parte do Ministério Público de Alagoas, que lhe concedeu o prestigioso Selo Amigo da Socioeducação.
Com uma extensa formação acadêmica, o professor Anderson é licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, bacharel em Teologia pelo Centro Unisal (São Paulo), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e possui pós-doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente, ele ocupa a posição de Professor Associado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A cerimônia de entrega do Selo Amigo da Socioeducação ocorreu no início de outubro, onde treze indivíduos e instituições foram homenageados pelo Ministério Público por serem reconhecidos como parceiros que contribuem para a consolidação do exercício da cidadania nos jovens que se encontram nas unidades de internação masculinas e femininas. O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, foi responsável por entregar os certificados aos homenageados.
Além de seu trabalho notável na área dos Direitos Humanos, Anderson Menezes também faz parte do Conselho Estadual de Educação em Direitos Humanos desde o ano passado. Ele também teve atuação na seção estadual do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), na Comissão da Criança e do Adolescente. Além disso, é pesquisador da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência (Riev) e professor do Mestrado em Educação da Ufal, com enfoque na linha de pesquisa sobre Inclusão, Diversidades e Sujeitos.
Com informações e fotos da UFAL