logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Fiscalização da Alurb identifica mais de 400 ocorrências em Maceió até setembro de 2024

COMPARTILHE

A fiscalização da Autarquia de Limpeza Urbana já atuou em mais de 400 ocorrências em 2024 na capital. A infração mais comum encontrada é o abandono de terrenos, que acabam sendo utilizados para o descarte irregular de resíduos. Entre janeiro e setembro deste ano, a Alurb trabalhou incansavelmente na fiscalização de possíveis infrações cometidas por empresas e cidadãos, resultando em mais de 400 autuações até o momento.

Os crimes ambientais mais comuns encontrados durante as fiscalizações são o abandono de terrenos baldios, que representam mais de 50% das autuações realizadas. As equipes de fiscalização da Autarquia têm intensificado as ações em diversos bairros para coibir práticas que alimentam os mais de 180 pontos crônicos de lixo na capital, incluindo o descarte irregular de resíduos e imóveis abandonados.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ressalta a importância do reforço nas rondas para punir cidadãos e empresas que não contribuem para a manutenção da limpeza da cidade e o bem-estar ambiental. A atitude de descartar irregularmente resíduos tem impactos negativos em toda a capital, uma vez que o lixo despejado em córregos, bueiros e galerias acaba se espalhando por outros bairros e até pelas praias, prejudicando o meio ambiente e a população que descarta corretamente.

De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, o proprietário de terreno sem uso que pode servir para o descarte irregular de entulho deve mantê-lo cercado, seja com muro de tijolos ou cerca viva. A desobediência a essa norma pode resultar em multa de até R$ 6 mil. Além disso, no caso de terrenos abandonados, mesmo murados, o proprietário deve realizar periodicamente a limpeza do local, incluindo a retirada de entulhos e vegetação, bem como a drenagem. O descumprimento dessas regras também pode acarretar multa de até R$ 3 mil.

A população pode colaborar na punição de infratores por meio de denúncias, basta ligar para o número 0800 082 2600, enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp (82) 98802-4834 ou abrir um protocolo através do aplicativo Limpeza é Massa, disponível para Android e IOS gratuitamente.

Portanto, é fundamental a conscientização e colaboração de todos para manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Juntos, podemos construir um ambiente mais saudável e sustentável para todos.

Com informações e fotos da Prefeitura de Maceió

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade