logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Delegação do Ministério da Agricultura visita Honduras e Cuba para fortalecer cooperação agropecuária

COMPARTILHE

Uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão oficial em Tegucigalpa, Honduras, e Havana, Cuba, entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro, com o intuito de fortalecer a cooperação e o comércio no setor agropecuário. Durante a visita, a equipe se reuniu com autoridades e entidades do setor privado locais para discutir parcerias estratégicas e iniciativas para fomentar a sanidade agropecuária, incentivar a inovação tecnológica e ampliar o comércio de produtos agropecuários entre os países.

O foco principal das discussões foi a ampliação do acesso de produtos brasileiros ao mercado hondurenho, com destaque para a carne suína, material genético avícola, ovos e farinhas de origem animal. As autoridades hondurenhas se comprometeram a acelerar os processos necessários para viabilizar essas importações e também concordaram em elaborar um Memorando de Entendimento (MoU) visando o desenvolvimento de políticas agrícolas, cooperação técnica e científica, fortalecimento da cadeia produtiva de carne suína em Honduras e a ampliação do comércio bilateral.

Além disso, durante a missão, foi discutido o cenário agropecuário na América Central e a promoção da cooperação e integração regional com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em Honduras. Também foi destacado o papel do futuro adido agrícola do Mapa, que assumirá suas funções em dezembro na Costa Rica, com o objetivo de intensificar a cooperação e as oportunidades comerciais na região.

Na visita a Cuba, a delegação brasileira reafirmou o compromisso de ambos os países em avançar no comércio e cooperação, incluindo melhoramento genético, compartilhamento de recursos genéticos, cooperação científica, agroecologia e políticas agrícolas. Foram realizadas várias discussões e acordos, como a aprovação dos requisitos para a exportação de sêmen e embriões de ovinos e caprinos, a atualização do Certificado Veterinário Internacional (CVI) para ovos férteis e pintos de um dia e a elaboração de um Memorando de Entendimento em defesa agropecuária.

Ao final da missão, o secretário-executivo adjunto do Mapa destacou a produtividade das visitas e a definição de ações concretas de cooperação, ressaltando as novas oportunidades comerciais geradas. A aproximação e as parcerias firmadas reforçam o papel do Brasil como um parceiro estratégico para o desenvolvimento agrícola e comercial na região da América Central.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade