Publicidade

Publicidade

UniSer é Homenageada na Câmara dos Deputados no Dia Internacional do Idoso

COMPARTILHE

No dia 1º de outubro de 2024, a Câmara dos Deputados prestou uma significativa homenagem ao programa UniSer, da Universidade de Brasília (UnB), em uma sessão solene que contou com a presença de centenas de alunos e professores. A celebração foi motivada pelo Dia Internacional do Idoso e destacou os dez anos de contribuição da UniSer, também conhecida como Universidade do Envelhecer, para a educação de adultos e idosos.

Desde sua fundação em 2015, a UniSer tem como missão promover ações educativas que visam ampliar as capacidades e habilidades dos mais velhos. A cada semestre, oferecido é o curso de Educador Político Social em Gerontologia, que tem duração de 1 ano e meio. Camila Alves Areda, coordenadora-geral do programa, destacou a evolução positiva dos alunos que passaram pela iniciativa, afirmando que muitos deles saem preparados para serem profissionais que atentam às necessidades específicas de cada fase da vida.

Atualmente, a Universidade do Envelhecer opera em dez polos distribuídos pelo Distrito Federal, incluindo cidades como Santa Maria, Gama, Samambaia, e Ceilândia, entre outras. O programa também desenvolve doze projetos de extensão, pesquisa e inovação, como o projeto Ação, focado em educação continuada, e o Tecnogeronto, que busca tornar a tecnologia acessível aos idosos.

A sessão solene foi marcada por declarações emocionadas. A professora Margô Karnikowski, idealizadora do UniSer e atual diretora do centro integrado de ensino e pesquisa do programa, declarou: “Um sonho que se tornou realidade. Hoje, queremos muito ser protagonistas e sonhar assim como sonhou Darcy Ribeiro, sendo uma universidade impulsionadora de desenvolvimento não só econômico, mas também social para o resto do nosso país.”

Recentemente eleita reitora da UnB, a professora Rozana Reigota Naves, também participou da homenagem, pontuando a importância de iniciativas como a UniSer para atrair novos alunos à universidade. “Programas como esse, da UniSer, e o vestibular 60 Mais são oportunidades para a geração de vocês inspirar as novas gerações a ingressarem na universidade. Esse exemplo é fundamental para revisitar nossos cursos de graduação e reencantar a juventude com a universidade pública, especialmente com a nossa UnB.”

Em sua fala, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para a população idosa e elogiou o pioneirismo da UnB. “Projetos como o UniSer têm um papel fundamental, pois incentivam os idosos a saírem de casa, se socializarem e adquirirem conhecimento para cobrar das autoridades o cumprimento dos seus direitos,” observou o deputado.

Os dados apresentados pela professora Margô Karnikowski ilustram a relevância do tema: em 2020, havia 1 bilhão de idosos no mundo, número que deve dobrar até 2050. No Distrito Federal, a população acima de 60 anos era de 10,9% em 2020 e deve alcançar 17,5% até 2030.

Com uma visão integradora e voltada para o impacto social, a UniSer continua a ser uma peça-chave na valorização e educação dos idosos, demonstrando que é possível inovar e transformar vidas em todas as fases da existência.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade